Lote 6 vai concluir a duplicação da BR-277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu

03/12/2024
O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, vai concluir a duplicação da BR-277 do perímetro urbano de Cascavel a Matelândia, na região Oeste. Serão 69,1 quilômetros de novas pistas duplas, além de várias outras obras. O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Essa é a primeira matéria da nova série da Agência Estadual de Notícias que apresenta as principais obras do Lote 6. A BR-277 no perímetro urbano de Cascavel, do Trevo Cataratas até o km 597,393, logo após o entroncamento com a Avenida Tancredo Neves, vai ser totalmente duplicada, em uma extensão de 10,4 quilômetros. O trecho seguinte de duplicação da BR-277 começa logo após o trevo do Contorno Oeste de Cascavel, no território de Santa Tereza do Oeste, e segue até o perímetro urbano do município, no km 605+100. O município de Céu Azul terá o maior volume de obras de duplicação neste segmento, com quatro trechos previstos em seu território. No território de Matelândia a duplicação da BR-277 tem dois trechos, o primeiro terminando no entroncamento com a PR-590, acesso para Ramilândia, no centro do distrito de Agro Cafeeira. No território de Medianeira será implantada um viaduto do tipo Parclo, que funciona como um retorno em desnível. Em São Miguel do Iguaçu estão previstos Diamantes, um Parclo e uma via marginal. A BR-277 vai receber um trecho de faixas adicionais em ambos sentidos de tráfego a partir do km 711+900, no perímetro urbano de Santa Terezinha de Itaipu. Outro trecho de faixas adicionais em ambos sentidos da BR-277 começa no km 720+400, ainda no território de Santa Terezinha de Itaipu, e segue até o km 727+600, dentro do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. O edital do Lote 6 das concessões rodoviárias prevê também a duplicação da BR-277 desde o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, até o trecho recém-duplicado pelo DER/PR em Cascavel, além de obras nas rodovias entre Cascavel e Pato Branco. Devem ser investidos cerca de 12 bilhões e meio em obras e quase sete bilhões e meio de reais em conservação e operação de tráfego nesta concessão de 662,10 quilômetros de rodovias federais e estaduais. (Repórter: Victor Luís)