Livro sobre ciclomobilidade vai ser repassado para as 399 prefeituras do Paraná

18/09/2019
As prefeituras dos 399 municípios do Paraná vão receber da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas exemplares do livro Ciclomobilidade – Diretrizes para Elaboração de Política Pública e Experiências do Programa Ciclovia da Universidade Federal do Paraná. O repasse foi anunciado pelo secretário João Carlos Ortega ao abrir, nesta terça-feira, a reunião do Conciclo, o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade. O secretário destacou que a entrega dos exemplares é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, o Conciclo e a Editora da Universidade Federal do Paraná para levar a publicação às prefeituras.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//
O livro, de autoria de José Carlos Assunção Belotto, Silvana Nakamori e Antônio Gonçalves de Oliveira, publicado pela Editora da Universidade Federal do Paraná, tem informações para a criação de políticas públicas ou institucionais que privilegiam o uso da bicicleta como meio de transporte integrante do sistema de mobilidade nas cidades. Na reunião do Conciclo, foram apresentadas as ações no Paraná destinadas às Cidades Sustentáveis. Entre elas está a possibilidade de financiamento e apoio técnico para a contratação e elaboração de Planos Municipais de Mobilidade Urbana, onde um dos modais é a bicicleta. Entre as ações futuras também está marcada, para o próximo domingo, a Marcha das 2019 Bicicletas, em Curitiba. A coordenação desse evento é de Fernando Rosembaun, presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu. (Repórter: Priscila Paganotto)