Licitação do "novo Contorno Sul" de Curitiba recebe propostas de seis concorrentes

20/02/2025
Seis empresas e consórcios disputam a licitação do Governo do Estado para construir um novo corredor metropolitano entre Curitiba e Araucária. A Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos, analisa a documentação das propostas, e a vencedora será definida pelo maior desconto sobre o orçamento máximo de 355 milhões e 500 mil reais. A análise técnica deve ser concluída nos próximos dias. Após essa etapa, abre-se o prazo para recursos, e a homologação da empresa vencedora deve ocorrer nas próximas semanas. Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, após a assinatura do contrato com o Governo do Estado, a empresa selecionada terá o prazo de um ano para obtenção das licenças ambientais para dar início efetivo à construção da nova rodovia. // SONORA GILSON SANTOS //

Estudos da Amep apontam que o novo corredor metropolitano pode reduzir em cerca de 30% o tráfego no Contorno Sul de Curitiba. A via, incluída no Lote 1 das novas concessões rodoviárias do Estado, também passará por melhorias, incluindo a ampliação para oito pistas. O novo corredor terá 9 quilômetros e 370 metros de extensão, ligando a BR-116, na região Sul de Curitiba, à BR-476, em Araucária, com acesso ao Interior do Estado pela BR-277. As pistas serão duplicadas e pavimentadas com concreto, tecnologia já usada em outras rodovias estaduais por sua maior durabilidade e menor custo de manutenção. A rodovia contará com ciclovia em toda a extensão e sete obras complementares, como viadutos, trincheira e uma nova ponte sobre o Rio Barigui. O projeto executivo do novo corredor metropolitano foi finalizado em agosto de 2024 por uma empresa contratada pela Agência de Assuntos Metropolitanos, com investimento de cerca de 1 milhão e 300 mil reais. O documento detalha todos os aspectos técnicos da obra, considerada a maior intervenção viária da região nas últimas três décadas. No site da Amep, é possível acessar informações sobre o projeto, incluindo um vídeo ilustrativo da futura rodovia e suas conexões com a BR-116 e a BR-476. A nova ligação entre Curitiba, Fazenda Rio Grande e Araucária é a primeira etapa de um projeto maior, que pode ser ampliado nos próximos anos. A Agência estuda estender o trecho até a BR-376, reforçando a conexão entre Paraná e Santa Catarina. (Repórter: Gabriel Ramos)