Licitação das Centrais de Atendimento ao Cidadão do Paraná atrai três propostas
21/03/2025
O processo licitatório do Governo do Estado para a criação de 20 Centrais de Atendimento ao Cidadão em 18 municípios paranaenses reuniu três consórcios interessados em administrar as estruturas. A abertura das propostas foi feita nesta sexta-feira, e agora os técnicos da Secretaria da Administração e da Previdência vão avaliar a documentação para definir a instituição que vai fazer a prestação dos serviços por 60 meses. Os três consórcios que participaram da concorrência foram o Cidadão Paranaense, Cix Experience Paraná e Descomplica Paraná. Por descumprir exigências estabelecidas no edital, o Consórcio Descomplica Paraná foi inabilitado do processo. A partir de agora, a documentação das outras duas concorrentes será analisada pelo Governo do Estado no prazo de 15 dias, quando então será agendada a próxima etapa do processo para análise das propostas de preços. Nas Centrais de Atendimento ao Cidadão, a população paranaense terá acesso a uma série de serviços em um só local, como a emissão de documentos, alvarás e o acesso a programas e projetos de diferentes órgãos públicos estaduais. O investimento máximo previsto para a instalação e gestão delas é de 950 milhões e 700 mil reais, mas a expectativa é de que haja redução de custos a partir da concorrência pública. Segundo o superintendente geral de Governança de Serviços e Dados do Paraná, Leandro Moura, que participou da elaboração do modelo, o projeto busca inovar na área de atendimento ao cidadão pelo poder público. // SONORA LEANDRO MOURA //
Após a assinatura do contrato, a empresa ou consórcio contratado terá um prazo de 15 dias úteis para comprovar a regularidade dos imóveis propostos para receber cada espaço, que podem ser de propriedade própria ou alugados. As unidades terão capacidade para prestar 7 milhões de atendimentos anualmente, ou cerca de 27 mil atendimentos por dia. Com a gestão das unidades pela iniciativa privada, é esperado uma redução significativa nos custos atuais da máquina pública. Mais detalhes estão no site da Agência Estadual de Notícias, aen.pr.gov.br. (Repórter: Gustavo Vaz)
Após a assinatura do contrato, a empresa ou consórcio contratado terá um prazo de 15 dias úteis para comprovar a regularidade dos imóveis propostos para receber cada espaço, que podem ser de propriedade própria ou alugados. As unidades terão capacidade para prestar 7 milhões de atendimentos anualmente, ou cerca de 27 mil atendimentos por dia. Com a gestão das unidades pela iniciativa privada, é esperado uma redução significativa nos custos atuais da máquina pública. Mais detalhes estão no site da Agência Estadual de Notícias, aen.pr.gov.br. (Repórter: Gustavo Vaz)