Lei de Incentivo vai destinar 9 milhões de reais a projetos do esporte

25/12/2020
O Proesporte, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte, teve repasses mantidos em 2020, mesmo em meio às restrições no setor impostas pela pandemia, e com ampliação do valor. Este é o terceiro edital do programa, que será publicado e contará com um aporte de 9 milhões de reais.
Os contemplados do edital anterior, de 2019, de 8 milhões de reais, estão em fase de captação de recursos e contratação. São 73 projetos selecionados de três grandes áreas do esporte: Formação Esportiva, Excelência Esportiva e a prática continuada.
Segundo o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, 2020 foi um ano diferente, mas com replanejamento, ele acredita ter um ano muito melhor no esporte em 2021. //SONORA HELIO WIRBISKI//
O Edital 2018 está na etapa de execução das atividades por parte dos proponentes. Todos os editais abrangem esporte regular e paradesporto.
A Esgrima em Cadeira de Rodas, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, é um dos projetos contemplados nas duas primeiras edições do programa. A instituição é sem fins lucrativos e depende de doações e recursos públicos para a manutenção.
Hoje, conta com cerca de 80 paratletas, muitos deles integrantes de seleções brasileiras de diferentes modalidades, como o tênis de mesa, bocha adaptada, basquete e esgrima em cadeira de rodas.
O projeto da esgrima teve início em 2004 e surgiu como consequência do programa de reabilitação física de pacientes com deficiência física e inclusão social.
O Proesporte foi instituído em 2013, e regulamentado pelo Decreto , como parte integrante da política de incentivo ao esporte do Paraná, em 2017. A lei permite que o contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços , o ICMS, destine parte do valor a recolher para projetos esportivos credenciados pela Paraná Esporte. (Repórter: Flávio Rehme)