Laboratório de Alimentos da Universidade Estadual de Londrina fortalece a extensão universitária

08/01/2019
O Laboratório de Análise de Alimentos da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, que integra o Programa de Atendimento à Sociedade, desenvolve análises e pesquisas sobre a produção de alimentos funcionais e nutritivos, fortalecendo a extensão universitária e a geração de conhecimento. A iniciativa reforça o pioneirismo da universidade em gerar transferência de tecnologia, além de contribuir para a formação de mão de obra qualificada. O Laboratório está vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias da UEL. Ele recebeu entre 2015 e 2017 uma média de 300 amostras, como carnes, água, refrigerante, pães, cafés, vinagres, mel, cachaça, bolachas, polpas de frutas, sobremesas geladas.
De acordo com a professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Wilma Spinosa, que coordena as atividades, o Laboratório é um prestador de serviços, incluindo não apenas avaliação de produtos, mas diversos serviços relacionados ao processo produtivo, como boas práticas de fabricação, armazenamento e atendimento a questões normativas, entre outros.// SONORA WILMA SPINOSA//Além de atividades de ensino desenvolvidas na graduação e pós-graduação, dentro dos cursos de Farmácia, Zootecnia, Biologia e Química, o setor oferece serviços a pequenos e médios empresários. Entre as atividades desenvolvidas estão análises físico-químicas e microbiológicas de alimentos para a indústria de bebidas, panificação, carnes, leite, entre outras.
A professora Wilma Spinosa explica que esses serviços são solicitados por pessoas físicas e jurídicas de diferentes segmentos, com orientações específicas, como por exemplo qual conservante é recomendado para determinado alimento ter maior durabilidade.// SONORA WILMA SPINOSA//O processo de análise começa com o atendimento ao cliente, que recebe informações de como encaminhar amostras, tanto para as determinações físico-químicas como para as microbiológicas. As metodologias analíticas para os alimentos destinados ao consumo humano são baseadas em publicações do Instituto Adolfo Lutz, no Manual de Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos e Água. A Agência Nacional da Vigilância Sanitária define os critérios e padrões microbiológicos para alimentos, indispensáveis para a avaliação das Boas Práticas de Produção de Alimentos e Prestação de Serviços, da aplicação do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e da qualidade microbiológica dos produtos alimentícios, incluindo a elucidação de Doença Transmitida por Alimentos. O Laboratório de Análise de Alimentos da UEL fica no Centro de Ciências Agrárias e funciona de segunda a sexta-feira, das nove horas da manhã ao meio dia e das duas às cinco da tarde. (Repórter: Priscila Paganotto)