Jogos de Aventura e Natureza começam com competições nacionais e atletas de renome

20/05/2024
A edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza, do Governo Estado, começou em grande estilo com competições de âmbito nacional e estadual de cinco modalidades disputadas de sexta-feira a domingo, em Curitiba e cidades da Região Metropolitana. O público acompanhou a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, o Campeonato Brasileiro de Teqball, o Campeonato Paranaense de Basquete 3x3 e a etapa do Campeonato Paranaense de Futebol Americano, além do Campeonato Paranaense de Orientação Floresta.

Todas as competições do fim de semana reuniram nomes reconhecidos no Brasil e em outros países. Foi o caso da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Teqball, realizado na Praça Oswaldo Cruz, em Curitiba. Participaram Léo Lindoso, vice-campeão mundial e 15 vezes campeão brasileiro; Natália Guitler, campeã mundial de duplas femininas, Ester Viana, 3º lugar mundial no ano passado e campeã americana, e sua dupla Vânia Moraes da Cruz, 12 vezes campeã brasileira.

A competição de basquete 3x3 reuniu 58 equipes de diferentes cidades do Paraná que disputaram mais de 80 jogos em busca do título estadual, com destaque para o Aerostreet, de Paranaguá, que ficou com o título do sub-18 masculino, o Foz Calequinhas que conquistou o título sub-18 feminino e o X3 Campos Gerais, que ficou com o ouro no sub-23 masculino. A APVE Londrina ficou com título de campeã na categoria Sub 23 Feminino e no Adulto Masculino. Na categoria Sub 15 masculino a vitória ficou com o Clube Duque de Caxias, de Curitiba.

Duas partidas da primeira etapa do Campeonato Paranaense de Futebol Americano, disputadas no Croco Stadium, em Curitiba, fizeram parte da programação dos Jogos de Aventura e Natureza. No sábado, o Brown Spiders venceu o Curitiba Lions, e no domingo, foi a vez do confronto entre os donos da casa, Coritiba Crocodiles, e o Maringá Pyros, vencido pela equipe da capital.

Na manhã de domingo houve a disputa do Campeonato Paranaense de Orientação Floresta, no Clube Santa Mônica, em Colombo. Nesta modalidade, 273 atletas, entre crianças, adultos e sêniores participaram da competição e percorreram as distâncias determinadas, passando pelos pontos espalhados pelo terreno florestal, no menor tempo possível.

Foram três dias de competição na II Etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, no Parque Náutico, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Participaram mais de 150 atletas de nove estados, representando 20 associações.

Jackson de Almeida, coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza na SEES, afirma que este foi apenas o começo das atividades da etapa de Curitiba e RMC. // SONORA JACKSON DE ALMEIDA //

A lista com todos os vencedores das disputas deste fim de semana está disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)