Jogos da Integração do Idoso reunirão 1200 participantes em Guaratuba e Pontal

15/10/2021
Começa nesta segunda-feira a 15ª etapa dos Jogos da Integração do Idoso, com abertura do evento realizada em Guaratuba, às 8 horas da noite, no Ginásio Governador José Richa. Neste ano, Guaratuba e Pontal do Paraná serão as sedes do evento e vão reunir 32 municípios, com aproximadamente mil e 200 participantes, sendo 888 atletas, além de integrantes de comissão técnica, professores, enfermeiros e servidores do Estado e dos municípios.

Os Jogos da Integração do Idoso, JIIDOS, são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, com apoio da prefeitura de Guaratuba. O objetivo é incentivar a participação e o lazer, com atividades lúdicas, esportivas adaptadas, recreativas, artísticas, socioculturais e de integração, garantindo melhor qualidade de vida para as pessoas de 60 anos ou mais.

O superintendente de Esporte, Helio Wirbiski, ressaltou que o retorno dos jogos faz parte do plano de recuperação pós-Covid e vai permitir que os idosos tenham melhoras na condição física, na motricidade, no convívio social e, principalmente, na qualidade de vida.

O atleta Rubens Schane está animado para a edição deste ano.// SONORA RUBENS SCHANE.//

Entre as modalidades em disputa estão: vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol, todas elas adaptadas para os idosos. Neste ano, tem mais uma novidade. O Governo do Estado vai ofertar oficinas para os idosos que estão iniciando os trabalhos nestas modalidades esportivas.

Em Guaratuba vão ser realizadas as competições e em Pontal do Paraná as oficinas. Além disso, foi ofertada uma capacitação para os profissionais de Educação Física que trabalham com idosos nos municípios do Estado do Paraná.

Na abertura dos JIIDOS, o Centro de Memória do Esporte vai apresentar a exposição sobre a história dos Jogos da Integração da Terceira Idade Paranaense, com homenagens para três atletas do estado.

A retomada dos Jogos vai ser feita seguindo todos os protocolos de biossegurança. Os participantes deverão estar vacinados com as duas doses e testar negativo para a Covid-19. Além disso, o evento não será aberto ao público. (Repórter: Felippe Salles)