Investimentos da Copel reforçam rede elétrica de Curitiba

17/09/2019
A rede elétrica de Curitiba foi reforçada e preparada para a demanda das próximas décadas com dois empreendimentos da Copel, que somam 174 milhões de reais em investimentos. A subestação Curitiba Centro e a linha de transmissão de energia subterrânea da Avenida Comendador Franco foram inauguradas nesta terça-feira pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. O governador destacou que o planejamento energético da Copel para a capital e Região Metropolitana é fundamental para se somar aos investimentos em infraestrutura e atrair novas empresas para o Estado.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador também confirmou a prioridade de investimento da Copel no Estado, ressaltou o crescimento de mais de 7% da produção industrial paranaense nos primeiros sete meses do ano e a valorização de 151% das ações da companhia na Bolsa de Valores em um ano. A subestação Curitiba Centro e a linha de transmissão operam em alta-tensão de 230 mil volts e beneficiam diretamente cerca de 80 mil unidades consumidoras. É a décima oitava subestação de transmissão de alta-tensão de Curitiba. Além do reforço na rede elétrica, as obras permitiram a retirada das torres da Avenida Comendador Franco. A linha enterrada tem 8 quilômetros de extensão, conecta a nova subestação Curitiba Centro à subestação Uberaba, e é uma das maiores redes subterrâneas em circuito duplo do Brasil. De acordo com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, os empreendimentos reafirmam a estratégia da companhia de investir no Paraná, com alta tecnologia e repaginação urbanística.// SONORA DANIEL PIMENTEL SLAVIERO//Curitiba e Região Metropolitana são atendidas, na maioria, por subestações e linhas de transmissão de 69 mil volts. A substituição dessa rede por circuitos que operam em tensões maiores, entre 138 mil e 230 mil volts, torna o sistema menos vulnerável a desligamentos e mais adequado ao crescimento das cidades. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, citou que a subestação fica na sede da primeira usina termoelétrica da cidade, responsável pelo abastecimento elétrico dos primórdios da capital.// SONORA RAFAEL GRECA//A Avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres, liga Curitiba a São José dos Pinhais. A nova rede de alta-tensão passa por tubulações enterradas no canteiro central que agora pode ser usado urbanisticamente. Para desativar a linha antiga, foram retiradas 25 torres, 20 superpostes e 42 quilômetros de cabos condutores no trecho que vai da Rua Doutor Dário Lopes dos Santos até a Rua Rosa Mehl, nos bairros Jardim Botânico, Jardim das Américas, Guabirotuba e Uberaba. O trabalho durou cerca de dois anos. A subestação Curitiba-Centro foi erguida em uma área de aproximadamente 1.300 metros quadrados ao lado do viaduto do Capanema, no bairro Jardim Botânico. É uma subestação do tipo abrigada e isolada a gás, estrutura adequada para áreas urbanas, que conta com dois transformadores de 150 megavolt-ampères. (Repórter: Priscila Paganotto)