Investimento na Ponte da Integração já alcança 104 milhões de reais
15/02/2021
A Itaipu Binacional já investiu 104 milhões de reais nas obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco. A execução segue próxima de atingir 45% e, apesar das chuvas de janeiro, o cronograma foi mantido, com previsão de conclusão em 2022. Esses indicadores constam no último boletim divulgado pelo consórcio responsável pelos trabalhos e pelo DER-PR ,Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, responsável pela fiscalização do contrato. No lado brasileiro, iniciou-se a execução do mastro principal e o deslocamento do quarto trecho da futura pista de rolamento. Ao final da construção, essa estrutura vai chegar a 190 metros. No lado paraguaio, o trabalho em janeiro concentrou-se na execução da caixa de equilíbrio e no mastro principal. No final, a estrutura terá 180 metros de altura. Também está em andamento a segunda campanha de monitoramento da fauna na região das obras de implantação da ponte. O diagnóstico ambiental realizado durante a execução das obras fornece referências sobre as condições do meio ambiente e permite análise mais acertada sobre os impactos tanto durante a fase de execução quanto na fase de operação da rodovia, em momento posterior. A segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná e a nova perimetral até a BR-277, que acompanha a obra, terão investimentos de 463 milhões de reais da Itaipu Binacional. A ponte, estimada em 323 milhões de reais, está sendo construída nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, ligando Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. A estrutura terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. A previsão é que a obra seja entregue em 2022. Ela será maior que a Ponte Internacional da Amizade e está localizada cerca de 10 quilômetros abaixo dela, em direção ao Rio Iguaçu. A perimetral que faz parte da obra vai permitir que caminhões procedentes da Argentina e do Paraguai acessem diretamente a BR-277 na altura do Posto Paradão, reduzindo o fluxo de veículos pesados na área urbana de Foz do Iguaçu. A ponte também terá acesso facultado a veículos menores e turistas. A perimetral do lado brasileiro está prevista para começar a sair do papel nos próximos meses e inclui toda a estrutura necessária para a aduana na chamada zona primária. Ela vai ter 15 quilômetros de extensão, dois viadutos, uma rotatória alongada, duas travessias e duas aduanas, com investimento de 174 milhões de reais. A atual aduana na fronteira com a Argentina será demolida. A execução de todas as obras previstas no projeto será feita no prazo de 545 dias. A perimetral do lado paraguaio será de responsabilidade do governo local e terá 35 quilômetros de extensão. A obra está orçada em 172 milhões de dólares. Da mesma forma, na outra ponte ligando os dois países, cada um deles será responsável pela construção da sua respectiva perimetral. (Repórter: Marcelo Galliano)