Investimento em pavimentação nos municípios passa de um bilhão de reais

08/10/2020
Os projetos de pavimentação e de urbanização realizados pelas prefeituras com recursos disponibilizados pelo Governo do Estado, desde janeiro de 2019, já somam 1 bilhão, cento e noventa milhões de reais. Os investimentos alcançam municípios de todas as regiões do Paraná. Aprovados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, os recursos vêm do Tesouro do Estado, de operações de crédito e de contrapartidas municipais.
São 977 obras de pavimentação com asfalto, com pedras regulares e irregulares, blockets, lajotas em concreto e recapeamento asfáltico. São obras de urbanização e de pavimentação de estradas vicinais.
O Governador Carlos Massa Ratinho Junior, afirma que o Estado tem o compromisso com o desenvolvimento e com a modernização dos municípios. Obras de pavimentação representam mais qualidade de vida, conforto e segurança para os cidadãos, além de empregos. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Ratinho Junior destaca que o Governo do Estado já assegurou mais 600 milhões de reais para investimentos nos municípios, o que alavancará ainda mais obras, melhorias e avanços no Interior.
Para o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, o grande investimento realizado em 21 meses atende a uma das principais diretrizes do atual governo, de promover a mudança com mais qualidade de vida, exatamente no local onde as pessoas moram.//SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//
A pavimentação de vias urbanas foi a modalidade que mais recebeu recursos, quase 700 milhões de reais para 463 ações. O recapeamento asfáltico, em seguida, teve aproximadamente 400 milhões para 389 ações. Os projetos de urbanização receberam pouco mais de 43 milhões de reais e a pavimentação de 10 estradas vicinais, que ligam localidades rurais à sede dos municípios, foram viabilizadas com a liberação de quase 29 milhões de reais.
Os municípios terão acesso a mais 600 milhões de reais para investir em obras. Os recursos foram obtidos por empréstimo junto ao BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e serão geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. (Repórter: Flávio Rehme)