Invest Paraná levará produtos do Estado a uma das maiores feiras de alimentos da América Latina
20/09/2024
A Invest Paraná leva empresas paranaenses para uma missão internacional em uma das principais feiras voltadas ao setor de alimentos e bebidas da América Latina. A ExpoAlimentaria 2024 acontece entre quarta e sexta-feira da semana que vem, em Lima, no Peru. Será a primeira vez que a agência de atração de investimentos participa do evento, com o único estande representando um estado brasileiro no Pavilhão do Brasil. Segundo a organização da feira, é esperada uma movimentação financeira de 540 milhões de dólares, com mil compradores internacionais e 20 mil visitantes. A participação acontece possível graças a um pedido da Invest Paraná à Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que abriu um edital voltado apenas para empresários, e aceitou a demanda apresentada. A comitiva é composta por representantes da própria Invest, da Fiep, do Sistema Ocepar e da Cooperativa Witmarsum. Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o objetivo é levar tanto empresas que ainda não exportam, quanto aquelas que estão em um estágio inicial, visando abrir mercado no Exterior. // SONORA GIANCARLO ROCCO //
Estão programadas, até o momento, 14 rodadas de negócios com empresários de países como Costa Rica, Panamá, Chile, Argentina, Peru, Canadá e Estados Unidos. A Invest também promove um seminário sobre oportunidades comerciais entre o Estado e o Peru, na sede da embaixada brasileira. Antônio Chaves, gerente comercial do setor de laticínios da Cooperativa Witmarsum, em Palmeira, nos Campos Gerais, faz parte da delegação que vai ao Peru. É a primeira vez que participam de uma feira internacional. // SONORA ANTÔNIO CHAVES //
Atualmente a cooperativa já exporta commodities. O objetivo na feira é expor 12 tipos de queijos finos, entre eles um especial da marca, além de suco de uva. Já a Moncloa, empresa de Curitiba, comercializa produtos pensados para o bem-estar corporal e mental. Eles buscaram a Invest Paraná para entender mais sobre internacionalização, principalmente para o Mercosul, como explica o diretor Comercial e de Marketing da Moncloa, Eduardo Caldeira. // SONORA EDUARDO CALDEIRA //
Entre as estratégias para atrair clientes internacionais está o envio de um bule para preparo e degustação nas reuniões de empresa para empresa. Caso os importadores tenham interesse em fechar negócio com as empresas paranaenses, a agência realiza uma curadoria, depois da feira, para ajudar no processo. (Repórter: Gustavo Vaz)
Estão programadas, até o momento, 14 rodadas de negócios com empresários de países como Costa Rica, Panamá, Chile, Argentina, Peru, Canadá e Estados Unidos. A Invest também promove um seminário sobre oportunidades comerciais entre o Estado e o Peru, na sede da embaixada brasileira. Antônio Chaves, gerente comercial do setor de laticínios da Cooperativa Witmarsum, em Palmeira, nos Campos Gerais, faz parte da delegação que vai ao Peru. É a primeira vez que participam de uma feira internacional. // SONORA ANTÔNIO CHAVES //
Atualmente a cooperativa já exporta commodities. O objetivo na feira é expor 12 tipos de queijos finos, entre eles um especial da marca, além de suco de uva. Já a Moncloa, empresa de Curitiba, comercializa produtos pensados para o bem-estar corporal e mental. Eles buscaram a Invest Paraná para entender mais sobre internacionalização, principalmente para o Mercosul, como explica o diretor Comercial e de Marketing da Moncloa, Eduardo Caldeira. // SONORA EDUARDO CALDEIRA //
Entre as estratégias para atrair clientes internacionais está o envio de um bule para preparo e degustação nas reuniões de empresa para empresa. Caso os importadores tenham interesse em fechar negócio com as empresas paranaenses, a agência realiza uma curadoria, depois da feira, para ajudar no processo. (Repórter: Gustavo Vaz)