Invest Paraná e produtores discutem Vocações Regionais Sustentáveis na Mata Atlântica

15/10/2021
A Invest Paraná, vinculada à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, reuniu nesta sexta-feira, em Morretes, no Litoral do Estado, autoridades e produtores locais para tratar da 1ª Oficina de Integração do projeto Vocações Regionais Sustentáveis Mata Atlântica. A abertura oficial da Oficina acontece no dia 24 de novembro, no Teatro Municipal de Antonina. Paralelamente à oficina, vai acontecer a 1ª Feira Integrada de Produtos da Mata Atlântica, que vão passar por processo de certificação de sustentabilidade do Paraná. A feira vai ter produtos de Morretes, Guaraqueçaba e Antonina.
Desenvolvido pelo Governo do Estado, o programa elencou produtos regionais com potencial de mercado, com o objetivo de colocar inovação e agregar valor às cadeias produtivas de alimentos e turismo, de forma sustentável, fortalecendo relações sociais, culturais e ambientais.
Para o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o programa é importante para a geração de emprego e renda, com atenção ao meio ambiente.
O coordenador do projeto Vocações Regionais Sustentáveis na Invest Paraná, Bruno Banzato, afirmou que uma das linhas de atuação do programa é o engajamento da população para que a própria comunidade entenda como o produto deve ser apresentado ao mercado externo. //SONORA BRUNO BANZATO//
Segundo o prefeito de Morretes, Sebastião Junior, é um passo importante para fazer com que o turista permaneça por mais tempo no Litoral. //SONORA SEBASTIÃO JUNIOR//
O gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, Neto Gnata, destacou que a reunião foi fundamental para ratificar a integração e o fortalecimento do projeto, que vai mudar o conceito da região. //SONORA NETO GNATA// .
A 1ª Oficina de Integração do projeto Vocações Regionais Sustentáveis Mata Atlântica vai envolver os municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, trabalhando os conceitos de turismo de natureza e de base comunitária, além de produtos regionais. (Repórter: Flávio Rehme)