Intérprete de Libras traduz parto para pais surdos no Complexo do Hospital do Trabalhador, em Curitiba

18/10/2019
A equipe do Complexo do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, se tornou um exemplo de inclusão. O casal Olímpia Virginia Páez e Ronildo Fernandes de Melo são deficientes auditivos e contaram com a ajuda de uma intérprete de Libras para acompanhar o parto e se comunicar com a equipe médica. A intérprete Sônia de Paula, que faz parte da Central de Libras do Departamento dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, acompanhava os pais em uma consulta de rotina do pré-natal, quando foram surpreendidos pela informação de que a gestante já estava em trabalho de parto. Ela conta que a equipe médica e de enfermagem da maternidade providenciaram que ela acompanhasse o procedimento para intermediar a comunicação com os pais.// SONORA SÔNIA DE PAULA//A intérprete voltou ao hospital para que o casal pudesse obter informações sobre a saúde da mãe e do bebê. O bebê Rony David Fernandes permanece no hospital para avaliações e acompanhamento médico. O diretor do Complexo do Hospital do Trabalhador, Geci Labres Souza Júnior, ressaltou que a situação ganhou importância e cuidados ainda maiores.// SONORA GECI LABRES SOUZA JÚNIOR//O Complexo do Hospital do Trabalhador promove, neste ano a segunda edição do Curso de Libras para todos os profissionais da área, como enfermeiros, técnicos e demais colaboradores que atuam no atendimento ao paciente. O treinamento, embora seja básico, serve de auxílio para que essas pessoas não fiquem desassistidas durante uma consulta, exame, ou outro procedimento. (Repórter: Priscila Paganotto)