Instituto Tecpar e Unioeste firmam acordo para pesquisa em energias renováveis

22/11/2019
O Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná, vai fornecer equipamentos para pesquisas na área de biocombustíveis na Unioeste, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel. Vão ser transferidos para a Unioeste 58 equipamentos para a produção de biodiesel em pequena escala, que faziam parte da usina-piloto de biodiesel do Tecpar. O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou a importância da proximidade entre o instituto de pesquisa e as universidades.// SONORA JORGE CALLADO//Os equipamentos vão ser usados pelo Centro de Desenvolvimento e Difusão de Tecnologia em Energias Renováveis, que fica na sede da Fundetec, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Também vai ser beneficiado o Laboratório de Biocombustível, usado por alunos da graduação em Engenharia Agrícola e pós-graduação em Energia da Agricultura, no Campus de Cascavel. Atualmente, o Laboratório de Biodiesel da Unioeste conta com dois barracões, um para análises e fabricação de biodiesel em escala didática e outro com uma pequena usina de biodiesel com capacidade de produzir mil litros por dia. Segundo o reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff, os equipamentos cedidos pelo Tecpar vão contribuir para capacitar tecnicamente os alunos a atuarem na área de fabricação de biodiesel, atendendo a necessidade do mercado e também devolvendo para a sociedade profissionais qualificados e experientes.// SONORA PAULO SERGIO WOLFF//O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destaca que a aproximação do Tecpar com as universidades mostra o compromisso em usar os ativos do Estado de maneira otimizada.// SONORA ALDO NELSON BONA//A área de energias renováveis é estratégica para o Tecpar, uma vez que o instituto é responsável pela secretaria-executiva do Smart Energy, que mobiliza as competências que o Estado e a sociedade têm e busca desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social. Para fomentar novas parcerias na área, o Tecpar lançou o programa de Living Lab, que vai transformar o Campus CIC em um ecossistema de inovação. O objetivo é usar o espaço como um laboratório a céu aberto para testar ideias de serviços ou produtos tecnológicos e avaliar a eficiência. O edital está aberto até janeiro e é voltado para instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil. (Repórter: Priscila Paganotto)