Instituto Tecpar busca inserção na cadeia produtiva de veículos elétricos

01/04/2019
Como parte da estratégia de estar alinhado às últimas tendências nacionais e internacionais na área de tecnologia e inovação, o Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná, firmou uma parceria com a Renault para disponibilizar ao instituto a plataforma do Twizy, veículo elétrico produzido pela montadora. Com a plataforma e os dados abertos do protótipo disponibilizado pela montadora, pesquisadores do instituto podem desenvolver novos estudos para criar novos veículos elétricos. A ação está alinhada ao anúncio feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior do projeto de lei que propõe zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%, e tornar o Paraná o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para estimular a produção e o uso de carros elétricos.
De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Fabio Cammarota, a ideia é o instituto é apoiar o Governo do Estado na missão de transformar o Paraná no estado mais inovador do Brasil.
A diretora de Inclusão e Mobilidade Sustentável da Renault, Silvia Barcik, explica que, por meio deste projeto, a montadora permite o estudo de soluções para a mobilidade. // SONORA SILVIA BARCIK //

Além de incluir os colaboradores do instituto em um ambiente de imersão tecnológica, a intenção de manter, por 15 dias, a plataforma do Twizy no Tecpar é avaliar como a empresa pode participar, direta ou indiretamente, na cadeia produtiva dos veículos elétricos. Uma das possibilidades é que o Tecpar desenvolva programas de certificações dos eletropostos e de baterias dos veículos. Pioneiro na área de veículos elétricos, o Paraná já tem uma eletrovia, que é mantida pela Copel e que é inovadora por ser a maior do país. São oito eletropostos na BR-277, ligando Paranaguá, no Litoral, a Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. (Repórter: Rodrigo Arend)