Instituto Ambiental do Paraná vai participar do projeto Águas da Serra em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado

27/11/2019
O Instituto Ambiental do Paraná, IAP, firmou nesta quarta-feira, em Curitiba, parceria com a Prefeitura de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, para participar do projeto “Águas da Serra”, que prevê a recuperação das áreas de florestas e produção de água na região de Guarapuava. A diretoria de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP foi responsável pela assinatura do Termo de Parceria. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Rafael Andreguetto, destacou o projeto contribui para a recuperação ambiental. // SONORA RAFAEL ANDREGUETTO //
O “Águas da Serra” é um programa desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava, juntamente com instituições parceiras como a Universidade Estadual do Centro Oeste e outras secretarias municipais. O objetivo é proteger e recuperar a Bacia Hidrográfica do Rio das Pedras, principal manancial de abastecimento público do município de Guarapuava, com previsão de execução durante 3 anos. O público diretamente beneficiado pela implantação do projeto será a população rural que habita a bacia, em especial os produtores rurais que vão atuar como parceiros do projeto. Estima-se que o total de beneficiários diretos e indiretos ultrapassem os 500 mil habitantes em toda a região. Está previsto a recuperação de 94 mil hectares de áreas de preservação permanente com plantio de mudas nativas nas áreas identificadas como degradadas. (Repórter: Rodrigo Arend)