Instituto Água e Terra reduz em 43% tempo de resposta da Ouvidoria

29/03/2021
Entre outubro de 2020 e março de 2021 o número de demandas em andamento na Ouvidoria do Instituto Água e Terra, que ainda necessitam de resposta, diminuiu em 43%. Os atendimentos em andamento reduziram de 837 para 470. O reforço no quadro de servidores é uma das ações responsáveis pelo desempenho. A Ouvidoria é o setor responsável pelo atendimento às demandas e denúncias da população para assuntos relativos ao órgão. O IAT, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, recebe, em média, 400 contatos da população por mês pelo canal da Ouvidoria. São, em sua maioria, denúncias que requerem apuração de eventuais crimes ambientais. A redução de ocorrências em tramitação verificada entre outubro de 2020 e março deste ano se deve à maior eficiência e agilidade na resolução dos casos. As apurações das demandas são feitas pelas equipes de técnicos e fiscais de cada Escritório Regional do Instituto ao qual foi feita a denúncia. Este tratamento qualificado reduziu o prazo de resposta das solicitações feitas à Ouvidoria e, consequentemente, do número de reivindicações em aberto. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, uma das medidas adotadas pela pasta para reduzir ainda mais o número de tramitações em aberto foi a contratação de novos servidores por Processo Seletivo Simplificado.// SONORA MARCIO NUNES.//
As contratações por PSS foram a solução encontrada pelo órgão para recompor o quadro de pessoal, que ficou defasado, após 30 anos sem concurso. O último edital para contratação por concurso público foi suspenso devido à pandemia. As 130 vagas disponibilizadas deverão ser preenchidas assim que o problema da Covid-19 for superado. Os canais de atendimento da Ouvidoria do IAT recebem solicitações, sugestões, reclamações e denúncias sobre as ações e programas. Basta acessar o site www.iat.pr.gov.br/. (Repórter: Rudi Bagatini)