Instituto Água e Terra emite licenciamento ambiental para obras no Trevo Cataratas, no Oeste
14/08/2020
O licenciamento ambiental para as obras de construção do viaduto no Trevo Cataratas, em Cascavel, no Oeste do Paraná, foi emitido pelo Instituto Água e Terra. O licenciamento saiu em apenas 20 dias, após passar por todas as etapas previstas em lei. Com a licença e a ordem de serviço assinadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, na última segunda-feira, as obras já podem começar. Vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o IAT é o órgão ambiental responsável pela emissão de licença para instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou daquelas que, de alguma forma, possam causar degradação ambiental. É uma obra de grande porte, no valor de 80 milhões de reais. O Trevo Cataratas é um entroncamento que reúne as rodovias BR-369, no sentido de Maringá; a BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu; a BR-467, em direção a Toledo, e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. A obra vai contar com a construção de um viaduto. De acordo com a gerente regional de Bacia Hidrográfica do IAT de Cascavel, Marlise da Cruz, o entroncamento é um dos maiores gargalos rodoviários do Estado e a passagem em nível vai facilitar o fluxo de cerca de 45 mil veículos que circulam pelo local diariamente.// SONORA MARLISE DA CRUZ.//
A obra integra um pacote de projetos que começaram a ser executados com recursos do acordo de leniência, de 400 milhões de reais, firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal. A empresa controla a Ecovia e a Ecocataratas e fará investimentos de 150 milhões de reais até 2021 ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de exportação do Paraná. A coordenadora de sustentabilidade da Ecocataratas, Cassia Padilha, destacou o alinhamento com o IAT para a verificação da modalidade adequada para a obra, seguindo a resolução estadual que determina o licenciamento ambiental para empreendimentos rodoviários no Estado do Paraná.// SONORA CASSIA PADILHA.//
Hellem Prim, gerente de engenharia da Ecocataratas, explica quais serão os próximos passos para a execução da obra.// SONORA HELLEM PRIM.//
O processo de licenciamento ambiental para a construção do viaduto foi o simplificado, por não haver necessidade de desmatamento de áreas com floresta nativa. Além disso, a rodovia já possui o traçado, restando apenas à concessionária acertar detalhes de pagamento de compensação, no prazo de 60 dias, a três áreas particulares no entorno. (Repórter: Amanda Laynes)
A obra integra um pacote de projetos que começaram a ser executados com recursos do acordo de leniência, de 400 milhões de reais, firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal. A empresa controla a Ecovia e a Ecocataratas e fará investimentos de 150 milhões de reais até 2021 ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de exportação do Paraná. A coordenadora de sustentabilidade da Ecocataratas, Cassia Padilha, destacou o alinhamento com o IAT para a verificação da modalidade adequada para a obra, seguindo a resolução estadual que determina o licenciamento ambiental para empreendimentos rodoviários no Estado do Paraná.// SONORA CASSIA PADILHA.//
Hellem Prim, gerente de engenharia da Ecocataratas, explica quais serão os próximos passos para a execução da obra.// SONORA HELLEM PRIM.//
O processo de licenciamento ambiental para a construção do viaduto foi o simplificado, por não haver necessidade de desmatamento de áreas com floresta nativa. Além disso, a rodovia já possui o traçado, restando apenas à concessionária acertar detalhes de pagamento de compensação, no prazo de 60 dias, a três áreas particulares no entorno. (Repórter: Amanda Laynes)