Instituto Agronômico do Paraná e Simepar desativam o serviço Alerta Geada

16/09/2019
O Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, e o Simepar, o Sistema Meteorológico do Paraná, emitiram o último boletim deste ano do serviço “Alerta Geada” na última sexta-feira, dia 13. A recomendação aos produtores que amontoaram terra no tronco dos cafeeiros é retirar imediatamente a proteção. Isso deve ser feito com as mãos para evitar danos às plantas. Em operação desde maio, o Alerta Geada emitiu boletins diários de temperatura e do risco de ocorrer geadas na Região cafeeira do Estado. O serviço ajudou os cafeicultores a decidir sobre o uso de técnicas de proteção em lavouras de café novas, de até dois anos. De acordo com a pesquisadora Ângela Beatriz Costa, o inverno correu dentro do esperado na zona cafeeira paranaense. Segundo a pesquisadora, apenas um aviso de alerta geada foi emitido, no início de julho, quando uma massa de ar polar avançou pela Região.// SONORA ÂNGELA BEATRIZ COSTA//De acordo com o economista do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura, Paulo Sérgio Franzini, a massa de ar polar que avançou através do Paraná no início de julho causou impactos em lavouras de diversas Regiões produtoras.// SONORA PAULO SÉRGIO FRANZINI//O serviço Alerta Geada é colocado em operação todos os anos, de maio a setembro. É uma realização do Iapar e do Simepar, com apoio da Secretaria da Agricultura do Estado, do Instituto Emater, do Consórcio Pesquisa Café, das prefeituras, cooperativas e associações de produtores. (Repórter: Priscila Paganotto)