Inspeções em gatos de luz recuperaram R$ 46 milhões no Paraná em 2023

06/03/2024
O trabalho de combate ao furto de energia elétrica realizado pela Copel detectou 23 mil casos de irregularidades e desvios na medição do consumo, ao longo de 2023. As autuações pela empresa possibilitaram a recuperação de 46 milhões de reais, evitando prejuízos à grande parcela de consumidores que mantém suas contas regularmente em dia. A fiscalização é feita cotidianamente por equipes dedicadas a detectar fraudes na medição de energia. Elas usam análise de dados para direcionar o alvo do trabalho, combinada com a observação técnica em campo e o uso de ferramentas que conseguem indicar interferências, mesmo quando estão camufladas. O trabalho também é guiado por denúncias anônimas, que podem ser feitas através do telefone 0800-510-0116, na opção “falar com um atendente”. O direcionamento da fiscalização aumenta a efetividade das visitas em campo. Atualmente, um terço dos endereços visitados apresenta de fato alguma irregularidade na medição da energia consumida. No ano passado, foram feitas quase 81 mil inspeções desse tipo em todo o Paraná, ou seja, uma média de 311 inspeções por dia útil do ano. O montante de energia recuperada foi de 77,6 gigawatts-hora, que seriam suficientes para abastecer um município com 30 mil habitantes. De acordo com o superintendente comercial da Copel, Breno Castro, o dano causado pela prática de furto de energia vai além dos prejuízos financeiros.// SONORA BRENO CASTRO.//

Ao constatar um procedimento irregular na medição de energia, a regulação instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica determina que as distribuidoras podem cobrar retroativamente a energia desviada por até 36 meses em valores corrigidos, acrescida de custos administrativos. O furto de energia elétrica é crime previsto em lei, com pena de reclusão de um a cinco anos e multa. A regulação prevê, ainda, que o consumidor ou seu representante tem o direito de receber um termo para conferência das informações apuradas durante o trabalho de fiscalização. Caso queira contestar a constatação de adulteração no medidor, o consumidor tem 15 dias para solicitar uma aferição pelo Inmetro. Neste caso, se a irregularidade é confirmada, os custos de frete e verificação são de responsabilidade do solicitante. (Repórter: Felippe Salles)