Inscrições para participar do Comitê Público-Privado de ESG do Paraná vão até dia 22

04/07/2024
O Governo do Paraná está selecionando empresas privadas e organizações sociais para compor o primeiro Comitê Técnico Público-Privado de ESG do País, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. A finalidade é promover uma agenda integrada de ESG com todas as partes interessadas da sociedade, além de promover transparência, confiança e equidade ao processo. O edital, lançado em 22 de maio, foi prorrogado até 22 de julho, permitindo a inscrição de empresas, instituições e organizações das áreas da indústria, agropecuária, comércio e serviços. Criado em 2021, o Comitê visa unir lideranças para ações ambientais, sociais e de governança, criando indicadores e metas. A iniciativa promove cooperação entre representantes públicos e privados, apresentando boas práticas e novos projetos de sustentabilidade, fazendo do Paraná uma referência em gestão ambiental e responsabilidade social. Em dezembro de 2023, a composição do Comitê ESG foi atualizado, agora coordenado pela Casa Civil e incluindo diversas secretarias e a Procuradoria-Geral do Estado, além de entidades convidadas, visando envolver todas as partes interessadas. O Comitê fará um diagnóstico das ações e programas existentes para planejar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, integrando políticas da Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Além de trocar experiências com o setor privado e definir indicadores e metas, o Comitê pretende treinar servidores para disseminar o tema na estrutura de governo. Os desafios a serem discutidos incluem mudanças climáticas, crise hídrica, transição energética e implementação de políticas sociais. O Paraná é signatário de acordos internacionais como Race to Zero e Race to Resilience da ONU, e participa do Consórcio Brasil Verde dos Governadores pelo Clima. O comitê complementa essas ações, trabalhando de forma coordenada para uma agenda mais sustentável. (Repórter: Gabriel Ramos)