Informe da Saúde registra 650 novos casos de dengue no Paraná

12/12/2023
O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde registra 5.048 casos confirmados da doença. São 650 a mais que o informe anterior. Os dados são do 16º Informe Epidemiológico e referentes ao período sazonal 2023/2024. Desde o início do atual período, em 30 de julho, houve 33.540 notificações de dengue, sendo 2.825 nesta última semana. Há ainda 6.472 casos em investigação e 19.642 foram descartados. O Estado não teve nenhum registro recente de morte, permanecendo com apenas uma confirmada para o período epidemiológico, em Marilena, no Noroeste do Estado. As 22 Regionais de Saúde possuem diagnósticos confirmados, a maioria registrada nas regionais de Londrina, Maringá, Paranavaí, Apucarana e Paranaguá. Quanto aos municípios, dos 399 existentes no Estado, 223 possuem casos confirmados. Londrina, com 841, Maringá, com 580, e Paranavaí, com 231 casos, registram o maior número de confirmações. Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável por transmitir a zika e chikungunya. Durante este período, não houve confirmação de casos de zika e nem morte. Foram 33 notificações da doença. O novo boletim confirmou ainda dois novos casos de chikungunya, sendo um autóctone, quando é contraída no município de residência. Desde o início do período sazonal já houve o registro de 317 notificações e 23 casos da doença. Representantes da Secretaria da Saúde, Defesa Civil, Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde dos sete municípios da 1ª Regional de Paranaguá, no Litoral do Paraná, vão realizar nesta quarta-feira um mutirão contra o Aedes aegypti. Os municípios farão remoção de criadouros e ações orientativas à população. As equipes devem se reunir às 9 da manhã, em Matinhos, no Balneário de Inajá, e a partir deste ponto vão percorrer os municípios da região. (Repórter: Felippe Salles)