Indústria paranaense avança 4% no bimestre e ultrapassa patamar da pandemia

09/04/2024
A produção industrial paranaense cresceu 4% no primeiro bimestre de 2024, na comparação com os primeiros dois meses de 2023, e já supera o ritmo dos períodos anteriores à pandemia. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, que mostra o avanço da atividade no Estado em todos os recortes analisados pelo Instituto. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca que os índices reforçam o bom momento econômico do Estado.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Os números de fevereiro também são positivos. Enquanto no Brasil houve uma retração de 0,3% em relação a janeiro, com recuo em cinco das 15 localidades pesquisadas, a indústria do Paraná avançou 0,6% de um mês para outro. Já na comparação com fevereiro de 2023, a produção aumentou 4,7% no Estado. O Paraná também apresentou o melhor resultado da região Sul no acumulado de 12 meses, com crescimento de 2,4% entre março de 2023 a fevereiro de 2024, ante os 12 meses anteriores. Santa Catarina e Rio Grande tiveram recuos. Este recorte também supera a média nacional, que avançou 1%. Com um índice de 105,6 na atividade industrial em fevereiro, o nível de produção está à frente do registrado em fevereiro de 2020, antes dos períodos mais restritivos da pandemia de Covid-19, quando o índice era 103,8. O indicador mede as variações no volume físico de bens e serviços produzidos pela indústria ao longo do tempo, sem considerar as oscilações nos preços desses produtos. A produção bimestral foi alavancada, no Estado, principalmente pela fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e de produtos de madeira. Também cresceram, no período, as indústrias de bebidas, de produtos de borracha e de material plástico, de móveis, de produtos alimentícios, entre outros. Todos os detalhes você confere no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)