Incentivo do Governo do Estado amplia oferta de voos domésticos e internacionais no Paraná

27/09/2019
O estímulo do Governo do Estado para a ampliação da malha aérea no Paraná já surge efeitos. O número de voos semanais domésticos cresceu 30%, passando de 521 para 681, considerando apenas as operações da Azul e Latam. A Gol virou parceira do programa Voe Paraná e oferecerá 55 voos semanais para 12 cidades do Interior a partir de outubro. Os avanços conquistados nos últimos meses consolidam o Paraná como uma das maiores redes do País em volume de decolagens domésticas por semana. Atualmente o Estado é o terceiro maior mercado da Azul e o quarto para Gol e Latam. Para ampliar as frequências, o governo reduziu a alíquota do ICMS da querosene de aviação de 18% para 7%. As rotas internacionais também aumentam. Nesta semana, a empresa JetSmart anunciou que iniciará no dia 5 de janeiro voos regulares entre Foz do Iguaçu e Santiago, no Chile. A Latam vai ampliar a rota entre Foz e Lima, no Peru, e oferecer a ligação entre Curitiba-Assunção, no Paraguai, em parceria com a Paranair. A Gol programou novos voos entre Foz e a capital chilena entre dezembro e março. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a ampliação da malha aérea do Estado contribui para movimentar a economia paranaense.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Ratinho Junior ressaltou que Foz do Iguaçu terá condições de receber mais voos internacionais diretos da Europa e Estados Unidos com a ampliação troca do revestimento da pista. A companhia chilena JetSmart, terceira maior do mercado doméstico do Chile, começa as operações em janeiro no Paraná. A empresa anunciou que a tarifa-básica para este trecho começa em 269 reais. A Gol mantém 318 voos mensais no Paraná desde o começo do ano, mas passou a atender 12 novas rotas para cidades com população variando entre 32 mil e 155 mil habitantes. Serão pelo menos 55 voos semanais a partir de outubro. A Gol oferta 14 mil assentos por dia no Estado, quarto maior do País. Entre as cidades de maiores destinos estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. A companhia ainda conta com voos regulares para Londrina.
Segundo Ratinho Junior, esta integração entre diversas cidades e regiões do Estado faz parte do esforço do Governo para ampliar o desenvolvimento do Paraná por completo, e não apenas na capital.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

A Azul aumentou em 21% o número de voos semanais no Paraná neste ano, operando com 391 decolagens. O Paraná é o terceiro Estado com o maior volume de operações da companhia, com quase 53 mil assentos ofertados no total. No começo de agosto, Pato Branco passou a contar com deslocamentos diários do Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso para a capital paranaense. Em abril, a Azul já havia melhorado o serviço em Toledo, passando de um para seis voos semanais. O Governo do Estado e a empresa acertam, ainda, os últimos detalhes para abrir a linha Umuarama-Curitiba. É a terceira nova rota dentro do Estado apenas neste ano. A Latam anunciou a abertura de 71 novos voos semanais no Estado neste semestre, chegando a 290 por semana, aumento de 17%. A companhia já operava outras rotas regulares em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina e, agora, Maringá será a quarta base paranaense com operações. Com o novo acordo, a Latam passa a ofertar o voo Maringá-São Paulo, antiga demanda da região Noroeste do Estado, e ampliou as operações com a criação dos voos diretos entre Curitiba e Rio de Janeiro e Porto Alegre, e mais frequências nos voos ligando Foz do Iguaçu a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. (Repórter: Wyllian Soppa)