Importação cresce 14% nos portos paranaenses nos cinco primeiros meses de 2024
21/06/2024
Os primeiros cinco meses deste ano registraram um aumento de movimentação de cargas para importação nos portos paranaenses. Houve um crescimento de 14% em relação a 2023, passando de nove milhões e 74 mil toneladas para 10 milhões e 335 mil movimentadas de janeiro a maio de 2024. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, pontuou que os resultados confirmam a boa capacidade de operação dos Portos do Paraná. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
Entre as commodities que mais cresceram no período está o trigo, um dos principais cereais utilizados na alimentação humana e animal. Com alta de 28% na movimentação, passou de 134 mil toneladas no ano passado para quase 172 mil este ano. O principal responsável por este crescimento foi a baixa qualidade do produto colhido no País na última safra. Outra carga que apresentou aumento de movimentação foi o malte, que é de extrema importância para a indústria cervejeira nacional. A importação do produto teve alta de 5%, chegando a 227 mil toneladas. A movimentação de contêineres também subiu em 38%. Os eletroeletrônicos, químicos e automotivos foram as cargas responsáveis por este aumento. Os fertilizantes apresentaram estabilidade na movimentação do período, com três milhões e 900 mil toneladas nos dois anos. O Paraná segue como a principal porta de entrada dessa commodity no Brasil. (Repórter: Gustavo Vaz)
Entre as commodities que mais cresceram no período está o trigo, um dos principais cereais utilizados na alimentação humana e animal. Com alta de 28% na movimentação, passou de 134 mil toneladas no ano passado para quase 172 mil este ano. O principal responsável por este crescimento foi a baixa qualidade do produto colhido no País na última safra. Outra carga que apresentou aumento de movimentação foi o malte, que é de extrema importância para a indústria cervejeira nacional. A importação do produto teve alta de 5%, chegando a 227 mil toneladas. A movimentação de contêineres também subiu em 38%. Os eletroeletrônicos, químicos e automotivos foram as cargas responsáveis por este aumento. Os fertilizantes apresentaram estabilidade na movimentação do período, com três milhões e 900 mil toneladas nos dois anos. O Paraná segue como a principal porta de entrada dessa commodity no Brasil. (Repórter: Gustavo Vaz)