Ibaiti inaugura o primeiro Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná

01/02/2024
Foi inaugurado nesta quinta-feira, em Ibaiti, no Norte Pioneiro, o primeiro Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná. A iniciativa é fruto da lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em novembro do ano passado, que institui o programa Bombeiro Integrado no Estado. A nova legislação permite a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná com os agentes de Defesa Civil municipais.  O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, destacou que o programa aumenta o alcance do trabalho desses profissionais e potencializa o atendimento à população. // SONORA MANOEL VASCO DE FIGUEIREDO JUNIOR //

De acordo com a lei, o Quartel de Bombeiro Integrado pode ser criado por convênios entre o poder público e o Corpo de Bombeiros em cidades com menos de 60 mil habitantes. O local deve, obrigatoriamente, funcionar com a presença mista de bombeiros militares e agentes de Defesa Civil, sendo que a direção e coordenação das ações conjuntas é sempre de responsabilidade da Corporação. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná são responsáveis pela operacionalização, formalização dos convênios e regulamentação do Bombeiro Integrado. No caso de Ibaiti, o efetivo é composto por 10 bombeiros militares e 12 agentes da Defesa Civil. Servidor municipal ou de consórcio de municípios com formação estabelecida no Programa Brigada Comunitária, o agente de Defesa Civil tem a função de apoio durante as missões, trabalhando sob a supervisão de um bombeiro militar. O quartel de Ibaiti, implantado como 3ª Seção de Bombeiros do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independentes, vai prestar atendimento para a microrregião do Vale do Rio das Cinzas, que inclui municípios de Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairinck. A sede foi reformada e possui alojamentos confortáveis, salas e almoxarifado. Ela está estrategicamente localizada em frente ao heliponto municipal. (Repórter: Gustavo Vaz)