Iapar promove curso de viticultura na região Oeste, nesta terça-feira

12/08/2019
O Instituto Agronômico do Paraná, Iapar, promove nesta terça-feira curso sobre vitivinicultura, no Polo Regional de Pesquisa de Santa Tereza do Oeste, a 25 quilômetros de Cascavel. O evento abrange questões teóricas e práticas vinculadas a novas tecnologias na cultura da videira. De acordo com a pesquisadora do Iapar, Alessandra Detoni, a proposta do curso é difundir tecnologias que sejam úteis para produtores rurais de uva.// SONORA ALESSANDRA DETONI.//
O pesquisador Sérgio Carvalho, um dos precursores das pesquisas sobre fruticultura, como a uva, no Paraná, também participa. Além de uma carreira internacional nos estudos das frutas, o pesquisador contribuiu para que o Estado se tornasse um grande produtor de culturas como citros, uva e banana ao realizar o zoneamento agrícola. A programação conta com palestras de Alessandra Detoni, do agrônomo da Emater Célio Potrich e da técnica em alimentos Andressa Marca. O curso é promovido pelo Iapar em parceria com Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Oeste, Biolabore e Fapeagro. Ele terá início às 8 da manhã. Inscrições podem ser realizadas na Prefeitura. A Estação Experimental do Iapar está localizada na BR 163, Km 188. (Repórter: Amanda Laynes)