Iapar lança nova cultivar de feijão nesta quinta-feira, em Ponta Grossa

25/03/2019
O Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, lança nesta quinta-feira a cultivar de feijão preto IPR Urutau, em apresentação dirigida a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio. O evento será no Polo Regional de Ponta Grossa, a partir das nove da manhã, com a presença do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. Além do Paraná, IPR Urutau é indicada para plantio nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A principal característica dele é o potencial de rendimento, que pode ultrapassar a marca de quatro toneladas e meia por hectare. Esta nova cultivar tem ciclo semiprecoce e, em média, chega à colheita em 84 dias após a emergência. Destaca-se ainda pelo bom comportamento frente às principais doenças que atingem lavouras de feijão e pelo porte ereto, característica que proporciona mais eficiência na operação de colheita. Os grãos de IPR Urutau têm alto teor de proteína e são de rápido preparo, com tempo médio de cozimento de cerca de 19 minutos. Após a solenidade de lançamento, os participantes visitarão a estação experimental para conhecer o desempenho de IPR Urutau em condições de campo. O Polo Regional do Iapar em Ponta Grossa fica no km 496 da Rodovia do Café. (Repórter: Wyllian Soppa)