IPEM-PR verifica medidores de umidade de grãos em cooperativas e moinhos

22/10/2020
O IPEM-PR, Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, iniciou neste mês a verificação in loco dos instrumentos que medem a umidade de grãos nas cooperativas e moinhos do Oeste do Estado. Estes locais armazenam grãos para comercialização.
O trabalho é realizado pela Regional do Ipem de Cascavel, que conta com o Laboratório de Umidade de Grãos, inaugurado em 2003. Essa unidade é a primeira da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, sendo referência na implantação em outros estados, como no caso do Ipem do Mato Grosso, que vai inaugurar o Laboratório de Umidade de Grãos em novembro deste ano.
Os medidores de umidade verificam a quantidade de água contida internamente nos grãos como soja, trigo, milho, cevada, canola, aveia e feijão. A medição da umidade dos grãos é primordial na avaliação comercial. Os grãos são comercializados em unidade de peso, portanto, a quantidade de umidade presente no grão pode afetar o peso e, consequentemente, o valor comercial.
O presidente do Ipem-PR, Rogério Moletta Nascimento, ressaltou a importância desse trabalho para a retomada da economia no Estado. Ele lembra que o Paraná é um dos grandes produtores de grãos no país, com uma estimativa de safra 2019/2020 de mais de 38 milhões de toneladas.
Segundo o gerente da Regional do Ipem-PR em Cascavel, Francisco Bessa, os instrumentos que medem a umidade dos grãos devem seguir normas do Inmetro e passem pela verificação inicial e periódica do Ipem dos estados.
Segundo ele, a regulamentação passou a permitir que a umidade de grãos seja determinada corretamente em toda a cadeia de comercialização, desde o agricultor, passando pelas cooperativas e chegando até as importações e exportações.
Isso garante que seja estabelecido valor justo na compra e também na venda de grãos, não prejudicando o produtor e nem o comprador.
Na comercialização, o teor de umidade nos grãos é fator determinante, que afeta a qualidade e reflete no valor final do produto. A utilização dos medidores pode colaborar com essa qualidade, portanto, o pleno funcionamento do instrumento é determinante nessa relação.(Repórter: Flávio Rehme)