IAT devolve à natureza tamanduá-bandeira encontrado ferido em Wenceslau Braz

13/06/2024
Técnicos dos núcleos regionais de Jacarezinho e de Londrina do Instituto Água e Terra devolveram nesta quinta-feira à natureza um tamanduá-bandeira fêmea que foi encontrado ferido no final de maio em um lote urbano de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro. O animal passou 20 dias em tratamento no Centro de Apoio à Fauna Silvestre que funciona na clínica veterinária do Centro Universitário Filadélfia, em Londrina, até que pôde ser novamente solto. O centro mantém convênio com o IAT para atendimento de animais silvestres. O tamanduá chegou ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre pesando apenas 27 quilos, estava desidrato, com várias escoriações e fratura na região pélvica. Precisou passar por fisioterapia e procedimentos à lazer para ajudar na cicatrização dos machucados. Nesta quinta, na soltura, já pesava 32 quilos. Durante a Semana do Meio Ambiente, o IAT também assinou um termo de cooperação para a criação de um novo Centro de Apoio à Fauna Silvestre no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Com previsão de abertura para o segundo semestre de 2024, a estrutura contará com quarentena, sala de cuidados neonatais, ambulatório e equipamentos para a realização de exames, possibilitando um tratamento mais eficaz para aves resgatadas, como as encaminhadas pelos técnicos do IAT. Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná. (Repórter: Nathália Gonçalves)