IAT capacita 65 voluntários para atuar em incêndios em Unidades de Conservação

24/06/2024
O IAT, Instituto Água e Terra, formou 65 agentes para lidar com incêndios em Unidades de Conservação no Paraná. A capacitação ocorreu através do curso de Brigadistas Civis Voluntários, com apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, para ampliar o quadro de voluntários do Previna, Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza. O curso, iniciado em 2023, teve a fase prática realizada recentemente na Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, devido a condições climáticas adversas. Os novos agentes são das regionais do IAT de Curitiba, Ponta Grossa e Litoral, e novos cursos estão previstos para outras regiões. Durante o treinamento, os participantes aprenderam a usar equipamentos de proteção individual e ferramentas de combate a incêndios, além de receberem orientações sobre cuidados com a fauna e praticarem o combate a chamas em uma área da floresta. O gerente de Áreas Protegidas do Instituto, Jean Alex dos Santos, destaca a importância da capacitação. // SONORA JEAN ALEX //
Junto à parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, a etapa prática do curso contou com o suporte da prefeitura de Piraquara, que forneceu o caminhão-pipa usado nos procedimentos, e das Centrais de Abastecimento do Paraná, que distribuíram frutas para a alimentação dos participantes. O treinamento teve ainda a participação de representantes da Brigada Caratuva, da Federação Paranaense de Montanhismo, do grupo Jaguatirica e do Corpo de Socorro em Montanhas. Os inscritos no curso se tornam automaticamente parte do VOU, programa de Voluntariado de Unidades de Conservação do Paraná, como brigadistas voluntários, colaborando em diversas atividades de manejo e gestão para proteger as UCs do estado. Isso inclui atendimento ao visitante, manutenção de trilhas, educação ambiental, pesquisa, trabalhos administrativos, recuperação de áreas degradadas e implementação de projetos de manejo. Os voluntários recebem alojamento, alimentação, transporte e seguro contra acidentes. Além do VOU, o Previna é focado na prevenção e combate a incêndios florestais nas UCs, garantindo a preservação ambiental no Paraná desde 2018. Se você avistar um foco de incêndio em uma UC, o indicado é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Outras recomendações incluem se afastar do lugar para evitar acidentes e alertar a equipe do IAT responsável pela unidade, que também saberá como lidar com as chamas. (Repórter: Gabriel Ramos)