Hospital do Sudoeste, em Francisco Beltrão, realiza mutirão de catarata no final deste mês

10/06/2019
O Hospital Regional do Sudoeste, de Francisco Beltrão, promove no final deste mês um mutirão de procedimentos de oftalmologia. A expectativa é fazer 700 cirurgias de catarata e pterígio, crescimento benigno de tecido na córnea do olho, atendendo a demanda dos 27 municípios da 8ª Regional de Saúde. O investimento total é de 800 mil reais. O secretário da Saúde, Beto Preto, afirma que o objetivo é investir nesse tipo de ação com mais frequência, para diminuir as filas de espera e oferecer melhor qualidade de vida a todos os paranaenses. Já foi assinado um termo de cooperação entre o hospital, que vai fornecer material e insumos para os procedimentos, e a Associação Regional de Saúde do Sudoeste, responsável pelo pagamento dos honorários médicos. A ação está em consonância com a portaria ministerial do Mutirão de Eletivas. Do total de cirurgias, 600 procedimentos são de catarata, doença em que a cirurgia é a única forma de tratar, e os outros 100 procedimentos são de pterígio. As cirurgias acontecem do dia 27 ao dia 30 deste mês, no Hospital Regional do Sudoeste, que é administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde, ligada a Secretaria de Estado da Saúde. (Repórter: Priscila Paganotto)