Hospital Regional da Lapa realiza primeira cirurgia por vídeo da sua história

19/02/2024
O Hospital Regional da Lapa São Sebastião, na Região Metropolitana de Curitiba, realizou nesta segunda-feira a primeira cirurgia por vídeo de sua história. O procedimento, em uma paciente de 40 anos, foi possível devido à incorporação de uma torre de vídeo, adquirida pela Secretaria de Estado da Saúde, para reforçar a estrutura hospitalar. O equipamento teve um custo de aproximadamente 500 mil reais. A cirurgia foi uma colecistectomia, que consiste em pequenos cortes na região abdominal para remoção da vesícula. Com o novo equipamento, o hospital também passará a fazer cirurgias por videolaparoscopia nas áreas de urologia, ginecologia, cirurgia geral e trauma. Além da Lapa, o hospital também atende os municípios de Contenda, Antônio Olinto, Campo do Tenente, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Balsa Nova, Quitandinha, Rio Negro, Piên, São Mateus do Sul e Agudos do Sul. (Repórter: Nathália Gonçalves)