Governo vai abrir 2 mil vagas de formação continuada para os professores em 2022

28/11/2021
O Governo do Paraná vai reformular o PDE, Programa de Desenvolvimento Educacional, que promove a formação continuada de professores da rede estadual de ensino. O Projeto de Lei alterando a legislação vai ser encaminhado à Assembleia Legislativa nos próximos dias e inclui mudanças no formato e no edital. As alterações vão permitir a abertura de duas mil vagas de formação continuada no próximo ano.

É a primeira vez, desde 2016, que o programa abre vagas para os profissionais da rede estadual.

Hoje, 30 mil professores do Quadro Próprio do Magistério estão aptos a cursar o PDE. A partir dessa formação, eles têm a possibilidade de avançar na carreira. Para atender a demanda, o texto enviado aos deputados estaduais propõe a realização do programa a distância, um formato que não exige afastamento do trabalho. A carga horária também foi reduzida, mas mantendo a duração de dois anos.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância de garantir a melhoria da qualidade de ensino e a urgência na formação dos professores da Educação Básica. Além de ser mais econômico, o formato a distância também deixa mais ágil a realização do programa.

A reformulação proposta é fundamentada nos princípios educacionais da Seed-PR, em documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular e os referenciais curriculares, além das legislações vigentes.

De acordo com o texto, todas as atividades do programa vão ser a distância, exceto a aplicação prática do projeto desenvolvido ao longo do programa. Dessa forma, além de contribuir para a permanência do professor junto ao estudante, também vão ser reduzidos os custos com o PDE quanto à substituição dos professores, pagamento de diárias e transporte.

Vai ser a primeira vez também que os professores com mestrado vão ter aproveitamento total do título, mas, ainda assim, vão precisar passar pelo teste seletivo. O PDE também irá certificar os professores e vai valer como uma pós-graduação. O lançamento do edital e a abertura das inscrições para o Programa de Desenvolvimento Educacional vai ser feito em fevereiro de 2022.

Outra boa notícia para os professores foi a confirmação da prorrogação para o ano que vem dos atuais contratos do Processo Seletivo Simplificado. Além disso, está em andamento o novo PSS, que vai reforçar o quadro de professores do estado em 2022. (Repórter: Felippe Salles)