Governo quer organizar cadeia de produção de vinhos no Estado

18/05/2019
Um plano estratégico para fortalecimento e ampliação da cadeia da vitivinicultura, a produção de vinhos, no Paraná será elaborado em 30 dias. A medida foi definida neste sábado em reunião entre o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e produtores do setor. O encontro aconteceu durante o Festival Vinopar do Vinho Paranaense, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. De acordo com Ortigara, o plano será construído por técnicos da secretaria, da Emater e Iapar, em conjunto com os produtores. O diretor da Vinopar, Fernando Rausis, disse que as perspectivas são boas. // SONORA FERNANDO RAUSIS // Mais de 70 rótulos de vinhos finos e coloniais, espumantes e sucos elaborados no Paraná podem ser degustados e adquiridos durante o Festival Vinopar do Vinho Paranaense, neste sábado e domingo, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. É a primeira vez que vitivinicultores paranaenses se reúnem para apresentar e promover vinhos, buscando estimular o consumo e valorizar o produto regional, assim como a prática do enoturismo. Fernando Rausis explica que a ideia de reunir as vinícolas num mesmo evento possibilita que o público deguste todos os estilos de vinhos, espumantes e sucos produzidos no Estado, uma forma de fortalecer a cadeia produtiva e também a cadeia do comércio. // SONORA FERNANDO RAUSIS // O festival também conta com expositores de pratos e alimentos típicos paranaenses para acompanhar os vinhos, uma proposta de divulgação da enogastronomia regional. A programação inclui ainda workshops sobre os mais variados temas ligados à vitivinicultura e à gastronomia paranaense. (Repórter: Gustavo Vaz)