Governo investe R$ 51,5 milhões em obra de penitenciária em Ribeirão do Pinhal

13/06/2024
A construção da nova penitenciária estadual em Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, teve mais uma etapa iniciada na quarta-feira, com a concretagem das fundações. A unidade vai contar com automação e tecnologia, que possibilitará melhor monitoramento e maior segurança, dentro e fora do presídio. O investimento total da obra será de mais de 51 milhões de reais. A Penitenciária Estadual Ribeirão do Pinhal terá área construída de 12 mil 971 m2 em um terreno de 48 mil e 400 m2 e com capacidade para receber 800 detentos. Além das áreas de segurança, estão projetadas a construção de dois barracões para elaboração de canteiros de trabalho, inclusive de panificação e lavanderia. A Sesp, Secretaria estadual da Segurança Pública, participou da escolha do terreno, que foi doado pela prefeitura, localizada na PR-439, próxima ao trevo que liga Ribeirão do Pinhal à Abatiá e Santo Antônio da Platina. A opção levou em consideração o plano diretor municipal, a logística da segurança pública e a facilidade de atendimento ao cidadão. A execução e administração da obra é de responsabilidade da Secid, Diretoria de Edificações da Secretaria Estadual das Cidades. De acordo com a secretária das Cidades, Camila Mileke Scucato, a obra atende uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. // SONORA CAMILA MILEKE //

De acordo com a Sesp, a construção do presídio em Ribeirão do Pinhal vai facilitar também a transferência de presos de unidades carcerárias localizadas em outras comarcas da região, como Londrina, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, entre outras.

A construção da penitenciária de Ribeirão do Pinhal faz parte de um investimento de mais de 120 milhões de reais na segurança pública do Paraná. Os recursos serão usados para projetos e obras, além da aquisição de armas e equipamentos. (Repórter: Gabriel Ramos)