Governo inicia rodada de apresentações da Nova Ferroeste a investidores estrangeiros

17/04/2021
O Governo do Estado promoveu nesta semana a primeira rodada de conversas com investidores internacionais sobre a Nova Ferroreste. Esta é mais uma etapa para a viabilização do projeto do corredor de exportações que deverá ser o segundo maior do País. O Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário esteve reunido com representantes da companhia ferroviária Russian Railways para apresentar o projeto que pretende implantar a nova malha ferroviária que terá 1.285 quilômetros de extensão total, ligando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Paraná. O diretor da Divisão para América Latina da Russian Railways, Andrey Grebenyuk, disse que a Nova Ferroeste é uma oportunidade única. Ele viu com entusiasmo a qualificação do projeto como sustentável, assim como os números econômicos que a qualificam. Segundo ele, o projeto está na vanguarda dos empreendimentos de infraestrutura no Brasil. Para o Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Grupo de Trabalho da Ferrovia, a reunião foi fundamental para que a empresa, que é referência mundial no modelo de transporte, compreendesse a dimensão da importância do projeto para o desenvolvimento do agronegócio no País. // LUIZ FAGUNDES // De acordo com os técnicos responsáveis pelo estudo, a construção da ferrovia terá um impacto imenso dentro da logística nacional, diminuindo custos e ampliando a capacidade de exportação. A área de influência direta abrange 925 municípios de três países. São 773 do Brasil, 114 do Paraguai e 38 da Argentina. No Brasil, impacta diretamente 425 cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, totalizando cerca de nove milhões de pessoas. A área representa 3% do Produto Interno Bruto brasileiro. Luiz Fagundes explicou que o Governo do Estado pretende continuar as conversas com os investidores estrangeiros e já articula para as próximas semanas encontros com empreiteiras italianas, empreendedores chineses e ingleses. // LUIZ FAGUNDES// A expectativa é que os estudos de viabilidade da Nova Ferroeste sejam finalizados em setembro e os estudos de impacto ambiental em novembro. Com isso, a ideia é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores do Brasil, com sede em São Paulo, logo na sequência. O consórcio que vencer a concorrência será também responsável pelas obras. O investimento estimado é de 20 bilhões de reais. (Repórter: Sérgio Aguiar)