Governo entrega primeira fase da obra de revitalização da Rodovia da Uva, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba

05/01/2021
O ano de 2020 ficará marcado pela entrega, pelo Governo do Estado, de uma das obras mais difíceis e emblemáticas da Região Metropolitana de Curitiba: a revitalização da Rodovia da Uva, em Colombo. A intervenção demorou dez anos, e passou por uma série de problemas que envolveram imbróglios judiciais, falência de empreiteira, abandono, pandemia e ciclone-bomba. Isso tudo sem contar a greve dos caminhoneiros, em 2018, com pontos de paralisação na pista. Porém, uma força-tarefa conseguiu finalizar os trabalhos em julho e entregar uma nova rodovia de maneira definitiva para a população. O aposentado Vitorino dos Santos, que mora há mais de 30 anos em Colombo, celebrou a tão aguardada conclusão dos trabalhos.// SONORA VITORINO DOS SANTOS.//

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a PR 417, a Rodovia da Uva, é simbólica para o Paraná e para a Região Metropolitana de Curitiba. Ele explicou que a reestruturação das rodovias estaduais é uma prioridade da gestão.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

A história da revitalização da rodovia é permeada de dificuldades e envolveu, como um todo, investimento de cerca de 50 milhões de reais do Estado. Ela é tão antiga e cheia de retalhos que mesmo atualmente, seis meses depois da entrega, ainda gera trabalho intenso de conclusão dos processos. As primeiras máquinas entraram na pista simples com acostamento em fevereiro de 2010. O gerente de posto Douglas Cabral trabalha na Rodovia da Uva há 11 anos, praticamente todo o tempo da obra. Ele afirma que essa demanda estava represada há 20 anos, o que gerava diversos transtornos.// SONORA DOUGLAS CABRAL.//

Segundo o secretário e Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a Rodovia da Uva revitalizada é uma conquista de todos os paranaenses. Ele destacou que estão sendo entregues grandes obras para revitalização das rodovias estaduais, e que este trabalho não vai parar.// SONORA SANDRO ALEX.//

Valdecir Bonfim, motorista de ônibus há 24 anos, destaca que as pessoas tentavam até desviar a Rodovia da Uva nos anos recentes para evitar transtornos com o tráfego, especialmente nos horários de pico.// SONORA VALDECIR BONFIM.//

Ariane Michalski, que trabalha em uma loja de MDF e material de decoração, comemorou a fluidez do trânsito pela via. Ela ainda destacou que até quem não anda de carro está usufruindo das melhorias// SONORA ARIANE MICHALSKI.//

O DER trabalha, nesse momento, em cima do projeto executivo de duplicação do Lote 1 da Rodovia da Uva, que começa ao lado da Paróquia Santa Cândida, em Curitiba, e vai até o entroncamento com o Contorno Norte. Esse trecho, de mais de quatro quilômetros, deverá ter interseções em desnível, como viadutos ou trincheiras, nas confluências entre outras rodovias e uma rotatória na região do Santa Cândida, projetando fluxo contínuo de veículos. O documento deve ficar pronto em fevereiro. Também está em fase de Estudo de Impacto Ambiental o projeto de estender o Contorno Norte da Rodovia da Uva até a BR-116. A coordenação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, e o estudo deve ficar pronto apenas na metade do ano que vem. Outros detalhes sobre as intervenções na Rodovia da Uva podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)