Governo entrega novos ônibus escolares que atenderão alunos de cinco municípios

05/07/2024
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Seed-PR, entregou nesta sexta-feira, em Curitiba, cinco novos ônibus escolares. Os veículos foram os municípios de Lupionópolis, Reserva, Barra do Jacaré, Terra Rica e Serranópolis do Iguaçu. O investimento foi de mais de dois milhões de reais, com recursos do orçamento do Estado, sendo que três deles como forma de contrapartidas a emendas parlamentares do ano de 2023. Com capacidade para transportar 29 alunos por viagem, a frota atenderá aproximadamente 18 escolas das redes estadual e municipal, beneficiando a comunidade escolar em termos de segurança, conforto e acessibilidade. A previsão é de que até o primeiro semestre de 2025, mais 6 novos ônibus sejam entregues à rede de ensino do Estado. As emendas parlamentares são propostas pelos deputados junto ao orçamento da União para financiar políticas públicas, sendo incorporadas ao projeto da Lei Orçamentária Anual, que é votado anualmente e faz parte do orçamento público estadual para o ano seguinte. Em 2023, houve indicações de emendas para compra de equipamentos, mobiliários, melhorias nas instalações escolares e aquisição de veículos para o transporte escolar. Destas, a Emenda de Bancada à Educação do Paraná somou mais de 33 milhões de reais e as emendas Individuais somaram mais de cinco milhões e meio, com contrapartida igualmente acordada pelo Governo do Estado. (Repórter: Victor Luís)