Governo do Paraná vai construir Centro de Especialidades em Jacarezinho, no Norte Pioneiro

05/07/2019
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, autorizou nesta sexta-feira, a construção do Centro Regional de Especialidades Médicas em Jacarezinho. A unidade foi anunciada em um evento no Conjunto Amadores de Teatro e vai atender 22 cidades do Norte Pioneiro. A previsão é de que o Centro fique pronto até o final do ano que vem. O complexo vai ser administrado pelo Consócio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro e terá mais de 3 mil metros quadrados com estruturas de atendimento de especialidades médicas, com consultórios, laboratórios, entre outros serviços. O valor da obra é de 9 milhões e 123 mil reais. O secretário da Saúde, Beto Preto, afirmou que a unidade oferece melhoria no atendimento da população.// SONORA BETO PRETO//O Centro Regional de Especialidades Médicas vai atender consultas e exames de média complexidade, em 20 especialidades médicas, além de exames de diagnóstico e de imagens, odontologia, fonoaudiologia e serviço de atenção especializada nas áreas de doenças sexualmente transmissíveis, HIV e AIDS. O espaço vai abrigar, também, uma unidade dispensadora de medicamentos, serviço social para atendimento e fornecimento de órteses e próteses e os programas de prevenção da diabetes e de redução na progressão da insuficiência renal crônica. São 25 consultórios médicos, 8 odontológicos, 17 salas de exames e diagnósticos, 1 laboratório de prótese dentária, laboratório de análises clínicas, farmácia e sala para pequenas cirurgias. O terreno, de 9.400 metros quadrados para a construção dele, foi doado pelo município de Jacarezinho, que também desenvolveu o projeto de engenharia. O prefeito do município, Sérgio de Faria, destaca a melhoria na vida da população, além da geração de emprego na área da saúde.// SONORA SÉRGIO DE FARIA//Além de Jacarezinho, outros municípios que compõem a região do Norte Pioneiro serão beneficiados pelo novo centro médico. A logística do atendimento será gerenciada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro. O presidente do Consórcio e prefeito de Ribeirão Claro, Mário Pereira, afirmou que o centro resolve os gastos das cidades que formam o consórcio.// SONORA MÁRIO PEREIRA//O Paraná tem 24 consórcios que reúnem 96% dos municípios do Estado. Eles gerenciam os Centros de Especialidades que atendem 79% da população. (Repórter: Priscila Paganotto)