Governo do Paraná repassa recursos aos municípios para melhorias na Saúde pública

20/11/2019
Os 399 municípios paranaenses já estão recebendo os recursos autorizados pelo Governo do Estado para investimentos na área. Foram liberados 50 milhões de reais para obras, compra de equipamentos de urgência e emergência e a programas de vigilância em saúde. A autorização foi assinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no mês passado. O secretário da Saúde, Beto Preto, confirmou que a maior parte dos recursos está à disposição dos municípios.// SONORA BETO PRETO//Os programas de vigilância em saúde envolvem ações de combate à dengue, controle e combate à doenças transmissíveis, como sífilis, hepatites e aids, de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, programas de vacinação e acompanhamento da saúde materno-infantil. Muitos prédios que hoje estão em situação crítica vão ser totalmente reformados ou ampliados, e também vão ser construídas novas unidades. Matinhos, no Litoral do Estado, por exemplo, vai receber 600 mil reais para a conclusão da Unidade de Saúde da Família do bairro Riviera, um dos mais antigos da cidade, na região central. O prefeito Ruy Hauer Reichert destacou a liberação atende uma das mais importantes reivindicações dos moradores do balneário, que é a saúde da população mais idosa, que possui doenças crônicas.// SONORA RUY HAUER REICHERT//Os investimentos liberados pela secretaria estadual da Saúde também atendem bairros carentes e de maior vulnerabilidade em muitos municípios, como em Foz do Iguaçu. De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, a cidade vai destinar os 750 mil reais para a construção de uma unidade de saúde na área do Bubas, um bairro que surgiu de uma ocupação e que hoje abriga mais de 1.500 famílias.// SONORA CHICO BRASILEIRO//Cidades como Quedas do Iguaçu, Cascavel, Apucarana e Castro vão construir uma unidade nova. A prefeitura de Apucarana prevê a construção de uma unidade no Núcleo Habitacional Adriano Correia. O prefeito Júnior da Femac disse que a unidade vai ter cerca de 288 metros quadrados, com três consultórios médicos e um odontológico, salas de vacinas, inalação, curativos e esterilização, além de espaços para estocagem e dispensação de medicamentos e áreas administrativas.// SONORA JÚNIOR DA FEMAC//Algumas cidades vão investir os recursos em obras na zona rural, como Marmeleiro, Itaperuçu, Guamiranga, Turvo, Fênix, Paranavaí, Umuarama, Ivaiporã e Pitanga. E outras vão aprimorar os atuais espaços de atendimento, como Altônia. Santa Cruz do Monte Castelo, Uraí, Tomazina, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí também vão investir na ampliação e reforma de unidades de saúde. (Repórter: Priscila Paganotto)