Governo do Paraná repassa 6 milhões de reais para sinalização viária em 39 cidades

14/08/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a liberação de 6 milhões de reais para obras de sinalização viária em 39 cidades paranaenses. A iniciativa faz parte de um programa do Detran do Paraná para regulamentar a circulação de veículos e pedestres. Os recursos, que estavam retidos desde 2016, vão ser aplicados na compra de placas, pintura de faixas de pedestres e dispositivos de sinalização viária. De acordo com o governador, a parceria com as prefeituras tem o objetivo de prevenir acidentes e atende determinações do Código de Trânsito.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR// O governador Ratinho Junior também destacou que a intenção é ampliar esse programa para atingir todos os municípios do Paraná e que isso será possível graças a economias de 100 milhões de reais na estrutura do Detran apenas neste ano.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Os valores aplicados no programa foram divididos de acordo com a população de cada município. Cidades com até 15 mil habitantes receberam 145 mil reais; as que têm entre 15 mil e 30 mil habitantes receberam 240 mil reais, e aquelas com mais de 30 mil moradores alcançaram 300 mil reais. Ao todo, o Detran investiu 700 mil reais em projetos para executar o programa. O diretor-geral do órgão, Cesar Vinicius Kogut, disse que o programa contempla um tripé que engloba engenharia, sinalização e educação.// SONORA CESAR VINICIUS KOGUT//A prefeita de Roncador, na Região Central do Estado, Marília Perotta Bento Gonçalves, ressaltou que essa iniciativa impacta diretamente a vida da população local, de cerca de 12 mil e 500 habitantes.// SONORA MARÍLIA PEROTTA BENTO//O prefeito de Ivaí, no Sudeste do Estado, Idir Treviso, contou que 90% das ruas da cidade são pavimentadas, mas nem todas são sinalizadas.// SONORA IDIR TREVISO//Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados neste ano, acidentes de trânsito deixaram mais de um milhão e 600 mil brasileiros feridos nos últimos dez anos e representaram custo de cerca de 2 bilhões e 900 milhões de reais para o SUS. No Paraná, mortes no trânsito superaram os óbitos decorrentes de crimes hediondos no ano passado. (Repórter: Priscila Paganotto)