Governo do Paraná reduz máquina pública para investir nos municípios

23/04/2019
O governador em exercício Darci Piana afirmou, nesta terça-feira, na posse do novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná, que o Governo Estadual enxugou a máquina pública para potencializar os investimentos nos municípios nos próximos anos. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo o governador em exercício, o Estado busca soluções para ajudar as prefeituras a resolver problemas de desemprego, educação e saúde, enquanto o País discute o redesenho do pacto federativo, que pode inverter a lógica de distribuição de recursos para aumentar os repasses para as administrações municipais. Darci Piana defendeu que as medidas adotadas resultaram na economia de 80 milhões e 300 mil reais apenas no primeiro trimestre e que a redução do custo do Estado vai dar mais agilidade nas demandas das prefeituras e associações que congregam os municípios.// SONORA DARCI PIANA//O secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou que o País precisa avançar em reformas tributária, previdenciária e federativa, e que o Governo do Paraná não tem medo de enfrentar as dificuldades para reorganizar o Estado.// SONORA GUTO SILVA//O governador em exercício, Darci Piana, e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacaram que o governador Carlos Massa Ratinho Junior está na China buscando investimentos para os setores ferroviário e portuário, o que pode dar ainda mais dinâmica aos municípios paranaenses. O novo presidente da AMP, a Associação dos Municípios do Paraná, e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, ressaltou que a entidade representa todos os municipalistas do Paraná e que pretende trabalhar em união com o Governo.// SONORA DARLAN SCALCO//Segundo o ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, a entidade é reconhecida pela união dos prefeitos e pela integração das pautas dos 399 municípios, principalmente nas questões de saúde e educação básicas.// SONORA FRANK ARIEL SCHIAVINI//No começo deste mês, cerca de 200 prefeitos do Paraná estiveram na vigésima segunda Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Na ocasião, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o projeto do Governo Federal é repassar de 65 a 70 por cento do orçamento aos Estados e aos municípios. Neste caso, a União ficaria com os 30% restantes. (Repórter: Priscila Paganotto)