Governo do Paraná realiza força-tarefa para avançar em licenciamentos ambientais

13/08/2019
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo fez uma força-tarefa neste mês, nos escritórios regionais do IAP, o Instituto Ambiental do Paraná, em Paranaguá, Londrina e Foz do Iguaçu. O objetivo foi avançar nos processos de licenciamentos ambientais que se encontravam parados nas regionais. Ao todo, foi possível concluir 109 licenças de empreendimentos, que somam mais de 470 milhões de reais de investimentos para o Paraná. Os resultados foram discutidos em uma videoconferência nesta semana, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com participação de todas as regionais e técnicos da capital. No Litoral, foram feitos 84 procedimentos, sendo 41 processos analisados, 28 concluídos, dos quais 6 são autorizações ambientais emitidas, 13 solicitações de adequações e 29 vistorias. As autorizações são dos segmentos comercial e de serviços e somam mais de 5 milhões de reais de investimento. Para a chefe regional do IAP no Litoral, Rosângela Frega, o reforço de técnicos especializados ajudam a dar andamento aos processos parados.// SONORA ROSÂNGELA FREGA//Segundo o chefe regional de Londrina, Walter Helmuth, no município, foram emitidas 88 licenças nas áreas Imobiliária e Industrial e o investimento soma mais de 450 milhões reais.// SONORA WALTER HELMUTH//Na comparação com o ano passado, o escritório de Londrina obteve 207 licenças a mais, entre os meses de janeiro a julho. Em Foz do Iguaçu, foram feitos 66 procedimentos, sendo 25 vistorias, 15 licenças emitidas, 10 passivos ambientais, 10 adequações e 6 aplicações de multas que somam 17 mil reais. Os empreendimentos contemplados foram postos de combustível, lavadores de veículos e transportadoras. As licenças emitidas, segundo o chefe regional de Foz do Iguaçu, Carlos Antônio Pittom, vão garantir mais de 15 milhões de reais para os paranaenses.// SONORA CARLOS ANTÔNIO PITTOM//Foi feita uma pesquisa online com todas as regionais do IAP para entender as necessidades, resultados e dificuldades dos escritórios. O objetivo é solucionar o máximo de pendências com a ajuda de técnicos de Curitiba especializados em cada necessidade. Todas as regionais vão ser contempladas com a ação. (Repórter: Priscila Paganotto)