Governo do Paraná quer inteligência e tecnologia para otimizar força policial

22/02/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta sexta-feira, novas viaturas, aparelhos etilométricos e coletes balísticos às unidades da Polícia Militar que pertencem ao 2º Comando Regional de Londrina e região. São 11 viaturas, oito veículos tipo van para policiamento preventivo e 52 aparelhos etilométricos. Na solenidade, realizada em Londrina, também foi lançado o aplicativo APP 190 - Emergência Paraná nos sistemas IOS e Android. Foi o primeiro lançamento no Interior do Estado.
Ratinho Junior afirmou que investimentos em segurança pública, é um anseio da sociedade. // SONORA RATINHO JUNIOR //.
O governador ressaltou o uso do Aplicativo 190, ferramenta que agiliza o atendimento ao cidadão. O aplicativo já está em uso em Curitiba, onde cerca de 17 mil pessoas, sendo 83 com deficiência auditiva, já baixaram a ferramenta. Com ela, o cidadão tem facilidade no repasse de informações, interação e agilidade, além do acompanhamento da ocorrência em tempo real.
A solenidade de lançamento em Londrina teve tradução em Libras porque o próprio aplicativo é inclusivo. Com ele, uma pessoa com deficiência fonoaudiológica consegue interagir com a Polícia Militar, sem precisar de uma terceira pessoa com a capacidade de fala e audição para intermediar.
Segundo Ratinho Junior, o objetivo é fazer com que a tecnologia caminhe lado a lado com os policiais. // SONORA RATINHO JUNIOR //.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Kraemer Carbonell, afirmou que a intenção é implantar o aplicativo 190 em todo o Estado e que é uma forma de dar mais segurança a população. // SONORA LUIZ FELIPE CARBONELL //.
Os materiais entregues em Londrina fazem parte de um lote de 140 veículos, 8 mil coletes balísticos e 35 mil conjuntos de fardamento, um investimento de mais de 51 milhões de reais feito pelo Governo Estadual desde o ano passado até agora.
O planejamento de aquisição das viaturas e equipamentos foi feito pela Diretoria de Apoio Logístico da Polícia Militar, que junto com o Comando- Geral fez o mapeamento dos locais com maior necessidade de renovação de frota e substituição de materiais que já chegavam ao final da vida útil. Repórter: Flávio Rehme