Governo do Paraná quer aproximar universidades da gestão do Estado

03/04/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou, nesta quarta-feira, em reunião com os reitores das sete universidades estaduais do Paraná, que quer aproximar as instituições de ensino superior da gestão do Estado. A ideia, segundo ele, é que as universidades contribuam com ações nas áreas econômica e social para fortalecer o desenvolvimento regional e de todo o Paraná. O governador afirmou que o Paraná tem centenas de mestres e doutores com muito conhecimento, que podem ajudar a pensar o desenvolvimento regional, principalmente as questões econômicas e sociais. De acordo com ele, os reitores têm um papel de liderança e podem conduzir ações que fortaleçam o crescimento de municípios e regiões.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Ratinho Junior pediu um novo encontro de trabalho com os reitores, para discutir questões específicas de cada instituição, nas próximas semanas. Ele lembrou que as universidades são um ativo importante do Estado, e que o investimento em ensino superior é de cerca de 2 bilhões e 500 milhões de reais ao ano. Para o futuro superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, que é reitor da Unicentro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, essa primeira reunião com o governador foi importante para breves relatos dos reitores e para que eles pudessem conhecer o que o governo espera.// SONORA ALDO NELSON BONA//A reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, que também é presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Pública, afirmou que as universidades estaduais estão à disposição do Estado.// SONORA FÁTIMA APARECIDA DA CRUZ PADOAN//Durante a reunião, Ratinho Junior afirmou que a extinção da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior faz parte das medidas de enxugamento da máquina pública, mas não afeta o trabalho no setor. (Repórter: Priscila Paganotto)