Governo do Paraná lança campanha de prevenção ao uso de entorpecentes

04/06/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou, nesta terça-feira, a campanha Junho - Paraná sem Drogas, que dedica o mês a ações de conscientização e prevenção ao uso de entorpecentes. A solenidade aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A campanha foi instituída por Lei Estadual e a proposta é promover durante todo o mês ações para esclarecer a população sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas, e incentivar a busca de orientação, esclarecimento e tratamento, disponível na rede pública de saúde. O governador afirmou que o poder público, a família e toda a sociedade devem trabalhar juntos no enfrentamento ao problema.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Atualmente, o Paraná conta com 96 Conselhos Municipais de Políticas Públicas Sobre Drogas, e outros 24 estão em fase de criação. Cada conselho é responsável por promover palestras, seminários, rodas de conversas em escolas e caminhadas. O trabalho do Governo do Estado inclui ações conjuntas das secretarias da Segurança Pública, da Justiça, Família e Trabalho e da Educação e do Esporte. O secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho, destacou que além do trabalho educativo, políticas públicas são essenciais para tratar do tema. Após a abertura do evento, proferiram palestras o secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, e a diretora do Departamento de Prevenção e Reinserção Social do Ministério da Cidadania, Claudia Gonçalves Leite. Segundo o secretário Luiz Roberto Beggiora, as drogas são uma questão de saúde pública mundial.// SONORA LUIZ ROBERTO BEGGIORA//As atividades do Junho Paraná sem Drogas incluem palestras, concursos e orientações em diversos municípios. Curitiba, por exemplo, concentra as ações entre os dias 24 e 29, com o lançamento da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. O destaque é o Fórum Popular Contras as Drogas, dia 28, na Câmara Municipal. De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, delegado Renato Figueiroa, o órgão vai comandar, neste mês, palestras em Bandeirantes, Paranavaí e Curitiba.// SONORA RENATO FIGUEIROA//A Secretaria da Educação e do Esporte também aposta no trabalho dentro das unidades que aderirem voluntariamente a campanha, com estudos, pesquisas e debates, pautado no currículo escolar e referente ao tema: “Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas”. Além disso, serão feitas “Rodas de Conversa sobre Drogas”, em 33 escolas, em parceria com o Ministério Público do Paraná e a Secretaria Estadual da Saúde. O dia 26 deste mês foi instituído pela Organização das Nações Unidades como o “Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”. No Brasil, é promovida a Semana Nacional Antidrogas. Outra ação prevista para o mês é o Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas, que está na terceira edição e também é promovido pelo Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Ele é voltado a estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. As inscrições podem ser feitas no site www.politicasobredrogas.pr.gov.br. No evento de abertura da campanha Junho - Paraná sem Drogas, os estudantes que venceram a competição no ano passado foram premiados. (Repórter: Priscila Paganotto)