Governo do Paraná investiu mais de R$ 1 bilhão em obras na saúde em cinco anos

22/12/2023
Dentro da proposta de regionalização da saúde, o investimento em obras para ampliação dos serviços é uma das ações de maior destaque nos últimos anos. Desde 2019 foram investidos mais de um bilhão de reais em obras em pelo menos 340 municípios, 85% do Estado, sendo 297 milhões em 410 obras já concluídas e quase 822 milhões para projetos ainda em andamento. O maior volume de construções e reformas está voltado para Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento Municipais, Unidades Mistas de Saúde, voltadas a municípios menos populosos, e hospitais. O secretário da Saúde, Beto Preto, celebra que esse é o período com mais obras em relação à saúde no Paraná. // SONORA BETO PRETO //

Dentre as obras concluídas, estão construções, reformas e/ou ampliações de 349 Unidades Básicas de Saúde, 48 hospitais, sete Pronto Atendimento Municipais, um Centro de Zoonoses e cinco reformas de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. Também estão em andamento 740 obras com recursos fundo a fundo e 65 convênios. São 675 obras em Unidades Básicas de Saúde sendo 175 construções, 324 reformas, 170 ampliações e seis reformas e ampliações; 58 obras em hospitais, sendo sete para construção e 51 para reformas ou ampliações. Há ainda, 72 obras para outras estruturas. Entre os hospitais destacam-se a entrega dos quatro novos regionais e outros projetos em andamento. Ao todo, o Governo do Estado irá construir 14 ambulatórios, num investimento de mais de 240 milhões de reais. As unidades são divididas em três modalidades. A primeira, contempla 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Saiba mais em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Nathália Gonçalves)