Governo do Paraná investe cerca de 50 milhões de reais em obras nos Campos Gerais

29/07/2019
O Governo do Estado está investindo 48 milhões e 900 mil reais em obras de rodovias da Região dos Campos Gerais. Estão em andamento a pavimentação da PR-090, próximo a Castro; a implantação da terceira faixa e de uma trincheira na PR-160, entre Telêmaco Borba e Imbaú; a reconstrução da pista atingida por deslizamento de terra na PR-340; e a realização de melhorias na PR-441, próximo a Reserva. As obras são feitas pelo DER, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Os investimentos beneficiam diretamente quase 200 mil moradores locais, além de todos os setores que usam essas rodovias. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirma que os Campos Gerais se destacam na agropecuária, indústria e turismo, todas as áreas ligadas à malha rodoviária paranaense.// SONORA SANDRO ALEX//Do total dos investimentos para os Campos Gerais, 13 milhões e 100 mil reais são investidos na pavimentação de mais de dois quilômetros e meio da PR-090, iniciando no entroncamento com a PR-340. A obra também inclui serviços de terraplenagem, drenagem, sinalização, iluminação, melhorias ambientais, monitoramento arqueológico e serviços complementares. Na PR-441, são investidos 4 milhões de reais em melhorias nas características geométricas de quatro curvas, com serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e serviços complementares. As necessidades de cada rodovia, segundo o diretor-geral do DER, João Alfredo Zampieri, são avaliadas pelo órgão, que determina os serviços que melhor atendem os usuários.// SONORA JOÃO ALFREDO ZAMPIERI//Na PR-160, é feita a implantação de uma terceira faixa entre os municípios de Telêmaco Borba e Imbaú, por 25 quilômetros, com valor de 20 milhões e 600 mil reais, além da implantação de uma trincheira no mesmo trecho, com valor de 10 milhões de reais. Ambas as obras são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a empresa Klabin, no programa Paraná Competitivo. Nos dois casos, a empresa faz os serviços por meio de crédito outorgado, ou seja, os valores investidos em infraestrutura são revertidos em abatimentos futuros no ICMS. O secretário da Infraestrutura, Sandro Alex, ressalta que o acordo entre a Klabin e o Governo do Paraná é um dos melhores exemplos de parceria bem-sucedida entre o setor público e a iniciativa privada.// SONORA SANDRO ALEX//A Klabin também faz as obras de recuperação de encosta e reconstrução de pavimento na PR-340, no trecho entre a BR-153, próximo a Tibagi, e a PR-160. Com valor previsto de 1 milhão de reais, os serviços incluem terraplenagem da encosta que cedeu devido a deslizamentos de terra, pavimentação próxima à área atingida, drenagem, sinalização e serviços complementares. Além de obras pontuais, o superintendente da Regional Campos Gerais do DER, Hamilton Boing, explica que o órgão mantém programas de conservação e melhorias de rodovias.// SONORA HAMILTON BOING//Ao concluir os serviços previstos, as equipes se deslocam para outros trechos, seguindo um cronograma de trabalho já definido. As obras em rodovias dos Campos Gerais são feitas e acompanhadas pela Superintendência Regional Campos Gerais do DER. Atualmente o órgão conta com 5 superintendências regionais e 14 escritórios regionais, todos com obras, serviços de conservação e de melhorias em andamento. (Repórter: Priscila Paganotto)